Câmpus da Unicentro ganha usina fotovoltaica em programa de eficiência energética da Copel

8 de dezembro de 2022 às 13:29

O câmpus Irati da Unicentro foi contemplado na Chamada Pública de Eficiência Energética da Copel e instalou uma usina fotovoltaica na sua estrutura. Além disso, houve a substituição, em toda a unidade universitária, das lâmpadas convencionais pela iluminação LED.

O programa incentiva o consumo consciente de energia através do financiamento de melhorias nas instalações elétricas de residências, prédios e instituições.

A proposta implementada no câmpus foi desenvolvida pela VA Engenharia, empresa especializada em soluções de eficiência energética. Os resultados e benefícios das modificações foram apresentados à comunidade acadêmica em uma palestra organizada pela empresa. “Essa é uma parte importante do projeto: fomentar o uso racional de energia.

Temos que discutir como podemos fazer nosso papel, como podemos reduzir na casa, no trabalho, como colaborar nessa questão do consumo de energia”, afirmou Marcelo Maia, diretor técnico da VA.

A coordenadora de projetos da VA Engenharia, Mariana Lucena, explicou que o primeiro passo do projeto passou pela análise das contas de luz do câmpus.

Feito o estudo, a equipe responsável desenvolveu uma proposta de redução dentro dos moldes da chamada pública da Copel. “Vimos que, se a gente trocasse 4.000 lâmpadas e instalasse uma usina fotovoltaica de aproximadamente 80 kWp, seríamos contemplados e foi exatamente o que aconteceu”, disse.

Para o funcionamento da usina, foram instaladas 179 placas fotovoltaicas no Pavilhão Didático. Elas são responsáveis pela conversão da luz solar em eletricidade. Já a iluminação LED apresenta maior eficiência, durabilidade e menores custos na conta de luz.

Além da economia financeira, essas mudanças contribuem para minimizar os impactos ao meio ambiente.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Mauricio Atamanczuk, as novas instalações contribuem para que a universidade participe de forma ativa do processo de geração de energias renováveis. “É muito positivo trazer um projeto como esse para dentro da instituição e do câmpus de Irati.

Além disso, é uma parceria que trouxe recurso da Copel, recurso público para investir em uma instituição pública, podendo ser replicado em outras ações pedagógicas da instituição”, destacou.

COPEL – O Programa de Eficiência Energética da Copel tem como objetivo promover o consumo consciente e combater o desperdício da energia elétrica em todos os setores da economia.

Isto ocorre por meio do incentivo e financiamento de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Os investimentos são orientados por diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Na chamada mais recente, a troca de equipamentos antigos por outros mais eficientes beneficiará 11 hospitais, 275 instituições de ensino e 27 mil pontos de iluminação pública, entre outros, graças à aplicação de um orçamento estimado em R$ 147 milhões.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Tempo nublado
Londrina
21º
Neblina
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Polícia Civil de Prudentópolis identifica e prende suspeito de ter praticado o crime de homicídio ocorrido na Praça da Matriz.
  • Técnicos do IAT resgatam maitaca-verde ferida na zona rural de Pitanga
  • Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica
  • UEL abre 39 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação