Câmpus da Unicentro ganha usina fotovoltaica em programa de eficiência energética da Copel

8 de dezembro de 2022 às 13:29

O câmpus Irati da Unicentro foi contemplado na Chamada Pública de Eficiência Energética da Copel e instalou uma usina fotovoltaica na sua estrutura. Além disso, houve a substituição, em toda a unidade universitária, das lâmpadas convencionais pela iluminação LED.

O programa incentiva o consumo consciente de energia através do financiamento de melhorias nas instalações elétricas de residências, prédios e instituições.

A proposta implementada no câmpus foi desenvolvida pela VA Engenharia, empresa especializada em soluções de eficiência energética. Os resultados e benefícios das modificações foram apresentados à comunidade acadêmica em uma palestra organizada pela empresa. “Essa é uma parte importante do projeto: fomentar o uso racional de energia.

Temos que discutir como podemos fazer nosso papel, como podemos reduzir na casa, no trabalho, como colaborar nessa questão do consumo de energia”, afirmou Marcelo Maia, diretor técnico da VA.

A coordenadora de projetos da VA Engenharia, Mariana Lucena, explicou que o primeiro passo do projeto passou pela análise das contas de luz do câmpus.

Feito o estudo, a equipe responsável desenvolveu uma proposta de redução dentro dos moldes da chamada pública da Copel. “Vimos que, se a gente trocasse 4.000 lâmpadas e instalasse uma usina fotovoltaica de aproximadamente 80 kWp, seríamos contemplados e foi exatamente o que aconteceu”, disse.

Para o funcionamento da usina, foram instaladas 179 placas fotovoltaicas no Pavilhão Didático. Elas são responsáveis pela conversão da luz solar em eletricidade. Já a iluminação LED apresenta maior eficiência, durabilidade e menores custos na conta de luz.

Além da economia financeira, essas mudanças contribuem para minimizar os impactos ao meio ambiente.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Mauricio Atamanczuk, as novas instalações contribuem para que a universidade participe de forma ativa do processo de geração de energias renováveis. “É muito positivo trazer um projeto como esse para dentro da instituição e do câmpus de Irati.

Além disso, é uma parceria que trouxe recurso da Copel, recurso público para investir em uma instituição pública, podendo ser replicado em outras ações pedagógicas da instituição”, destacou.

COPEL – O Programa de Eficiência Energética da Copel tem como objetivo promover o consumo consciente e combater o desperdício da energia elétrica em todos os setores da economia.

Isto ocorre por meio do incentivo e financiamento de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Os investimentos são orientados por diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Na chamada mais recente, a troca de equipamentos antigos por outros mais eficientes beneficiará 11 hospitais, 275 instituições de ensino e 27 mil pontos de iluminação pública, entre outros, graças à aplicação de um orçamento estimado em R$ 147 milhões.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet