Estado entrega títulos de regularização fundiária a 88 famílias de Ivaí

9 de dezembro de 2022 às 08:33

Moradores da comunidade São Roque, na área rural do município de Ivaí, nos Campos Gerais, se tornaram donos de fato de suas propriedades nesta quinta-feira (08). O Governo do Estado entregou títulos de domínio e matrícula do imóvel a 88 famílias.

Outros seis documentos foram entregues para áreas urbanas do município – igrejas e entidades como Associação da Comunidade Negra de São Roque, que também não tinham posse regularizada. Ao todo, mais de 53 hectares foram regularizados.

As regularizações fundiárias foram viabilizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

O secretário Everton Souza ressaltou que, com a entrega desses documentos, o Paraná atingiu a marca de 756 títulos de domínio desde 2019. “São famílias que aguardavam décadas por este documento que lhes garante uma vida mais digna. É um pequeno espaço de terra em que já existe uma história, uma família enraizada”, disse.

Para o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin, trata-se de um trabalho intenso do Instituto e que pode levar tempo para ser realizado.

“Conseguimos encerrar um ciclo de anos de espera dessas famílias da Comunidade São Roque, um local pequeno, mas de muita importância para a economia do município”, destacou. “Assumimos essa responsabilidade por todos os moradores da Comunidade São Roque”, complementou o diretor de Gestão Territorial do IAT, Amilcar Cabral.

Além dos títulos de domínio para regularização fundiária, o IAT é o responsável pela elaboração de mapas e memoriais descritivos, documentos com estudos georreferenciados que representam o primeiro passo para que as famílias possam regularizar suas propriedades.

Neste caso, a finalização do processo é realizada em parceria com as prefeituras e a Defensoria Pública do Estado do Paraná. Desde 2019, o IAT já disponibilizou mais de 5,5 mil mapas e memoriais descritivos.

Na comunidade São Roque foram entregues documentos de regularização na modalidade de doação – em que as propriedades são identificadas e o Estado banca o custo, de cerca de R$ 3 mil, para encaminhar o processo.

Também houve entrega na modalidade de legitimação, em que a propriedade ainda não é identificada. Neste caso, o dono tem um pequeno custo para providenciar a identificação de sua propriedade.

CONQUISTA EMOCIONANTE – Terezinha Ferreira Ribeiro afirmou que agora vai conseguir construir uma casa nova na sua propriedade. “É uma conquista que melhora muito a nossa situação. Nada dava certo antes por não sermos donos da propriedade. Estou precisando de uma casa, pois a minha é de madeira e sem banheiro. E agora vou conseguir construir”, disse.

Eugenio Shvistak conta que faz uns dez anos que vinha tentando conseguir a documentação. “Agora sim, estou com ele na mão. Meus filhos ocupam a terra com soja e também têm um espaço com árvores frutíferas. É uma área de terra que estava parada e hoje sou dono dela, um presente de Natal antecipado”, ressaltou.

“Eu não podia nem fazer nada, porque sempre pediam a papelada da terra, mas eu não tinha. Agora eu quero ter uma casa minha e lutar pela aposentadoria, que antes não dava certo”, afirmou Maria Ione Ferreira de Lima, também moradora do São Roque.

O sentimento de posse também foi destacado pelo prefeito de Ivaí, Idir Treviso. “É um passo importante. Esse espaço de chão passa a ser oficialmente desses moradores da comunidade São Roque.

O proprietário poderá, agora, fazer uma melhoria na sua terra, um financiamento, e até ampliação da sua propriedade”, arrematou.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Chuvas esparsas
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
20º
Neblina
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Polícia Civil de Prudentópolis identifica e prende suspeito de ter praticado o crime de homicídio ocorrido na Praça da Matriz.
  • Técnicos do IAT resgatam maitaca-verde ferida na zona rural de Pitanga
  • Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica
  • UEL abre 39 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação