Comissão especial aprova Augustinho Zuchi para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas

12 de dezembro de 2022 às 20:46

Por unanimidade, os deputados que integram a Comissão Especial que sabatinou o candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Augustinho Zuchi, aprovaram o nome dele ao cargo.

Foi na manhã desta segunda-feira (12), na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Paraná. Eles acompanharam o voto favorável do relator na Comissão Especial, deputado Luiz Fernando Guerra (União Brasil). Zucchi foi indicado para o posto pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), após a aposentadoria do ex-conselheiro Nestor Baptista.

Zucchi respondeu a questionamentos sobre a cooperação entre o TCE-PR e outros poderes estaduais, como a própria Assembleia Legislativa, e a relação do órgão com prefeituras e câmaras de vereadores, entre outros.

Ele defende a relação estreita do Tribunal de Contas com os municípios, principalmente depois de ter sido secretário da pasta que lida diretamente com os gestores municipais e de ele próprio, ter sido prefeito de pato Branco, no Sudoeste do Paraná.

(Sonora)

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, a Comissão é composta por cinco membros, conforme a representação partidária. Ela foi formada pelo presidente, deputado Marcio Nunes (PSD), pela deputada Mabel Canto (PSDB), pelo deputado Márcio Pacheco (Republicanos), pelo deputado Tião Medeiros (PP), além do relator.

O deputado Homero Marchese (Republicanos) também participou do encontro. Para Márcio Nunes, um trabalho importante e criterioso.

(Sonora)

Nascido em Itapejara do Oeste, Augustinho Zucchi é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1985.  Fez parte da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1982 fundou o Centro Acadêmico de Agronomia da UFPR e, em 1984, presidiu a Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU), em Curitiba.

No ano seguinte, tornou-se funcionário de carreira do atual Instituto de Água e Terras (IAT). Foi chefe do Escritório Regional do Instituto, em Pato Branco, e conduzido ao cargo de Diretor de Terras, em Curitiba, onde ficou até 1990. Entre 1991 e 1994, chefiou o Escritório Regional da Secretaria da Agricultura de Pato Branco.

Foi eleito deputado estadual, em 1994, e permaneceu na Assembleia Legislativa até 2012, durante cinco mandatos, onde presidiu diversas comissões e frentes, como a de Agricultura, Indústria e Comércio, além de integrar CPIs, como a dos Portos.

Em 2013, foi eleito prefeito de Pato Branco. Reeleito, permaneceu na prefeitura até 2020. Em 2022, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná.

O próximo passo da Comissão Especial será notificar a Mesa Executiva da Assembleia para a convocação de uma sessão especial para a votação do nome de Zuchi à vaga em plenário.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde