Deputada Cristina Silvestri adere ao Pacto Nacional pelos Direitos das Mulheres

12 de dezembro de 2022 às 15:43

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), procuradora especial da mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), assinou um protocolo de intenções para a celebração do Pacto Nacional pelos Direitos das Mulheres. O compromisso foi firmado na última quarta-feira (7), durante o III Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, em Brasília.

O documento tem como objetivo construir um esforço conjunto entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além da sociedade civil organizada e entidades parceiras, para avançar no alcance efetivo dos direitos femininos. “O Pacto reúne dez áreas que precisam ser trabalhadas para diminuir as desigualdades entre homens e mulheres, especialmente as violências sofridas por mulheres e meninas”, explica a deputada Cristina.

Os eixos temáticos são: 1) Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica, 2) Economia do cuidado, 3) Acesso ao bem-estar e à saúde, 4) Enfrentamento a todas as formas de violência, 5) Participação igualitária nos espaços de poder e decisão, 6) Acesso democrático à cultura, ao esporte, ao lazer e à comunicação, 7) Planejamento urbano, 8) Inclusão e segurança digital, 9) Meio ambiente e desenvolvimento sustentável, e 10) Educação para a igualdade.

O Encontro Nacional de Procuradorias, organizado pela Câmara dos Deputados, teve a presença da deputada federal  Tereza Nelma (PSDB-AL), procuradora da Mulher na Câmara Federal, da procuradora-adjunta, Maria Rosas (Republicanos/SP), que deverá assumir como procuradora no início da próxima legislatura, e de 15 procuradoras de Assembleias Legislativas.

Na quinta-feira (8), dia seguinte ao Encontro, foi realizado, também em Brasília, o seminário ‘Mulheres nas eleições 2022: indicadores, participação e violência política’. Durante o evento, a criação da Bancada Feminina na Alep foi citada como modelo de boas práticas.

O seminário foi promovido pela Secretaria da Mulher e pelo Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal. O protagonismo das parlamentares eleitas esteve entre as pautas da atividade.

“A Bancada Feminina é uma conquista histórica para as paraenses. É um orgulho ver o resultado do nosso trabalho reconhecido dessa forma”, comenta Cristina Silvestri.

O projeto de resolução 5/2022, que altera os artigos do Regimento Interno da Casa e cria a Bancada Feminina no Legislativo Paranaense, foi aprovado no último mês de agosto e passará a valer na legislatura que inicia em janeiro de 2023. A mudança garante a participação das mulheres na composição da Mesa Diretora, além da criação de uma bancada composta por todas as parlamentares.

(Matéria: Assessoria).

FOTO: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Chuviscos
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024