Polícia Penal cumpre mandados de prisão de monitorados por tornozeleira eletrônica

15 de dezembro de 2022 às 16:37

A Polícia Penal (PPPR), com o apoio da Polícia Civil (PCPR), deu início à Operação de Fiscalização da Divisão de Monitoração Eletrônica nesta quarta-feira (14).

O objetivo da ação foi cumprir sete mandados de prisão de monitorados por tornozeleira eletrônica que descumpriram as regras ou cometeram novos delitos. A operação contou com atuação de 19 agentes. As ações ocorreram de forma simultânea em Curitiba e no Litoral.

Os agentes prenderam cinco pessoas em Curitiba e Região Metropolitana e uma em Paranaguá. Com isso, os monitorados perdem o benefício da tornozeleira eletrônica e voltam para o regime fechado até ordem judicial.

“Operação de recaptura tem como alvo pessoas monitoradas que descumprem as condições para o benefício da monitoração eletrônica. Esses indivíduos serão encaminhados ao regime fechado enquanto aguardam nova deliberação do Poder Judiciário”, disse o chefe da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) da Polícia Penal, Cláudio Xavier.

Ele ainda destacou a importância da monitoração eletrônica, que não pode ser estigmatizada. “É uma medida muito importante para diminuição da superlotação carcerária e essa operação demonstra a efetividade do trabalho de fiscalização”, afirmou.

O delegado titular do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Rodrigo Brown, salientou o trabalho em ocorrências de desrespeito às regras da monitoração eletrônica.

“Quando há descumprimento das sanções impostas pelo sistema judiciário há a expedição de mandados de prisão, e a Polícia Penal, com apoio do Cope, faz as prisões dessas pessoas que romperam o acordo com a justiça”, afirmou.

Dentre as ocorrências que geram a perda do benefício está o descumprimento das regras da monitoração eletrônica, rompimento do equipamento, fim de bateria, descumprimento de horários e perímetros permitidos, não comparecimento em juízo quando solicitado, ocorrência de novos delitos ou o surgimento de outra condenação por processo em que o apenado aguardava a sentença em liberdade.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Tempo nublado
Londrina
21º
Neblina
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Polícia Civil de Prudentópolis identifica e prende suspeito de ter praticado o crime de homicídio ocorrido na Praça da Matriz.
  • Técnicos do IAT resgatam maitaca-verde ferida na zona rural de Pitanga
  • Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica
  • UEL abre 39 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação