Com lazer e grande policiamento, Verão Maior Paraná terá investimento de R$ 80 milhões

19 de dezembro de 2022 às 08:53

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou neste sábado (17), na Praia de Caiobá, em Matinhos, o Verão Maior Paraná, que reforça a estrutura e a segurança pública do Litoral e do Interior para a temporada. O Governo do Estado investe R$ 80 milhões na operação, que conta, ainda, com estruturas de lazer, limpeza das praias, melhoria no atendimento de saúde e uma intensa programação cultural, com shows, teatro, circo e cinema ao ar livre.

A expectativa é que até 2 milhões de pessoas desçam ao Litoral durante a temporada. As ações atendem também a Costa Noroeste, com recreação em Porto Rico e Porto São José (São Pedro do Paraná), e levam guarda-vidas para as prainhas da região Oeste.

“É uma alegria lançar o Verão Maior Paraná, que está com cara nova e traz uma estrutura totalmente diferenciada para que este seja o verão das famílias paranaenses, com muitos eventos do esporte, grandes shows no Litoral, além de uma estrutura reforçada na área de segurança pública e de saúde”, disse Ratinho Junior.

“Foi realizado todo um planejamento para atender os veranistas que vêm se divertir com suas famílias e dar apoio aos moradores do Litoral, que aproveitam a temporada para melhorar a sua renda”, completou.

O coordenador do Verão Maior, Helio Wirbiski, explicou que o governo está há seis meses planejando a operação, que retoma com força após dois anos de pandemia. “Há um reforço em todas as áreas, desde a coleta de lixo, infraestrutura, ferry boat, saúde e segurança”, disse. “Tudo o que faremos em termos de entretenimento e lazer estará à disposição dos veranistas que vêm passar o verão conosco. A maior estrutura é a de segurança, porque queremos que o Litoral do Paraná seja exemplo para o Brasil”.

Um efetivo de cerca de 2 mil profissionais da segurança pública deve trabalhar no policiamento e nas ações de prevenção e salvamento no Litoral. Também foram disponibilizadas 800 viaturas, equipadas com dispositivos inteligentes, dois helicópteros da Polícia Militar e um da Polícia Civil, além de veículos utilitários multitarefa (UTV), diciclos e barcos para atender todo o Litoral.

“É uma operação muito complexa, mas, ao mesmo tempo, muito importante porque é a oportunidade de as forças de segurança estarem muito próximas das famílias paranaenses para trazer tranquilidade em seu período de lazer”, salientou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita. “Teremos novas viaturas para o patrulhamento na areia e no calçadão, com uma presença muito grande das polícias e do Corpo de Bombeiros, que chegam com novas tecnologias para atender o Litoral e o Interior”.

POLICIAMENTO – O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira, ressaltou o trabalho ostensivo que será prestado durante a temporada. “Investimos bastante no policiamento de proximidade, com módulos móveis para dar informações e orientar as pessoas, temos os veículos para andar nas praias, com os UTVs, e os diciclos que facilitam o patrulhamento no calçadão e nas ciclovias sem pôr em risco a vida das pessoas”, explicou.

“Teremos, também, o reforço no patrulhamento marítimo, com cinco embarcações na orla, e também aéreo, com os helicópteros que farão inclusive sobrevoos noturnos”, reforçou.

“A expectativa da Polícia Civil do Paraná é que tenhamos um período de férias tranquilo. Contamos com equipes especializadas em todas as unidades do Litoral e da Costa Noroeste do Estado para trazer mais segurança e proximidade com a população paranaense”, disse o coordenador do Verão Maior pela PCPR, Getúlio de Moraes Vargas.

O Corpo de Bombeiros montou 92 postos na orla litorânea, e conta também com guarda-vidas atuando nas praias de água doce do Paraná. “É importante que a população atenda às recomendações dos bombeiros, que sempre entre na água na presença dos guarda-vidas. Estamos com aproximadamente 700 profissionais e, também, com uma aeronave exclusiva para atender afogamentos e dar suporte pré-hospitalar aos acidentes de trânsito”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco. “Estamos preparados para bem atender e salvar vidas”.

Prudentópolis
24º
Tempo limpo
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
23º
Parcialmente nublado
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada