Ratinho Junior é diplomado, agradece paranaenses e prevê nova gestão com grandes resultados

19 de dezembro de 2022 às 20:53

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou nesta segunda-feira (19) a solenidade de diplomação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e de seu vice, Darci Piana, que comandarão o Poder Executivo Paranaense por mais quatro anos.

A cerimônia aconteceu no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, e serviu para que a Justiça Eleitoral ratificasse o resultado das eleições de 2022.

A diplomação é o último dos ritos da Justiça Eleitoral antes da posse dos eleitos e serve para reforçar a lisura de todo o processo envolvendo as eleições.

Ela confirma a aptidão dos candidatos para ocuparem os cargos para os quais foram eleitos, pois só ocorre após a aprovação do registro das candidaturas e da aprovação das contas de campanha dos candidatos.

O governador aproveitou o momento para agradecer novamente à maior parte da população paranaense que o reelegeu com a maior votação total da história do Estado.

“O 19 de dezembro marca o dia da emancipação política do nosso Estado, é um motivo de muito orgulho, é também um dia para comemorar e agradecer toda a população por nos dar a oportunidade de governar o Paraná por mais quatro anos, nos dando a maior votação que algum governante já recebeu, o que me honra, mas também me entrega mais responsabilidade”, disse Ratinho Junior.

Ao falar sobre os próximos quatro anos, o governador lembrou algumas marcas já alcançadas e garantiu que vai continuar trabalhando para que o Estado seja um protagonista em níveis nacional e internacional. “Recentemente, ultrapassamos o Rio Grande do Sul e assumimos o posto de quarta maior economia do Brasil. Também alcançamos a menor taxa de desemprego desde 2014.

Nosso objetivo é fazer com que o Paraná continue se consolidando como uma grande economia, em um trabalho conjunto entre a sociedade política, empresarial, comerciantes e a população”, afirmou.

“A nossa educação é primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, temos o maior programa de casa própria do País, somos o Estado mais sustentável do Brasil e fechamos três anos e onze meses com 400 mil empregos gerados”, continuou Ratinho Junior.

“São feitos importantes que construímos juntos com a sociedade e a ideia é continuar nesse ritmo, trabalhando sempre com olhar social, na atração de investimentos para continuar batendo recordes, com uma equipe dedicada, muito planejamento e o apoio da população, com diálogo e união”.

Ratinho Junior também lembrou que já tem tomado medidas de adequação da estrutura pública para enfrentar as dificuldades decorrentes do próximo contexto econômico global.

“Estamos vivendo uma recessão na Europa e o início de uma recessão nos Estados Unidos, além da desaceleração da economia da China. Essa é uma expectativa que afeta a economia do Brasil e o nosso trabalho é fazer com que o Paraná não seja muito impactado economicamente”, declarou.

“Por isso, fizemos um grande planejamento e estamos buscando a aprovação de leis para reestruturação da administração pública, que precisa acompanhar a dinâmica da sociedade para que o Estado continue a ser uma locomotiva do País”, concluiu o governador.

ELEIÇÕES TRANSPARENTES – Na avaliação do presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, as eleições transcorreram com tranquilidade no Paraná. Todos os diplomados assumirão os cargos para os quais foram eleitos.

“Nós fizemos a melhor eleição de todos os tempos, com participação recorde de jovens de 16 e 17 anos, assim como dos idosos, que mostraram que querem e devem participar do processo eleitoral”, relatou Moura.

“Hoje é apenas o dia da coroação desse processo, porque o eleitorado deu credibilidade ao sistema eleitoral e sua transparência. Parabéns aos eleitores do Paraná, que tiveram uma eleição totalmente tranquila, transparente e segura”.

POSSE – Com a conclusão desta etapa, Ratinho Junior e Darci Piana serão empossados na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, no dia 1º de janeiro, mesma data em que os governadores dos 25 demais estados e o do Distrito Federal, além do presidente da República, assumem as suas respectivas funções. A posse dos parlamentares eleitos está marcada para 1º de fevereiro.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Tempo nublado
Londrina
21º
Neblina
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Polícia Civil de Prudentópolis identifica e prende suspeito de ter praticado o crime de homicídio ocorrido na Praça da Matriz.
  • Técnicos do IAT resgatam maitaca-verde ferida na zona rural de Pitanga
  • Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica
  • UEL abre 39 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação