PM utiliza “viatura inteligente” com quatro câmeras para identificar placas e pessoas

21 de dezembro de 2022 às 13:42

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) passou a utilizar neste fim de ano mais um aparato tecnológico contra a criminalidade: a “viatura inteligente”. Ela é equipada com câmeras que têm capacidade de identificar placas de veículos e reconhecimento facial.

Os equipamentos foram instalados em uma viatura própria da PMPR que está circulando na Capital, em modelo de teste, e vai participar das ações no Litoral durante o Verão Maior Paraná.

O veículo tem quatro câmeras de monitoramento, sendo duas laterais, uma frontal e outra 360º graus. O sistema das câmeras consegue acessar informações dos veículos e das pessoas filmadas, como idade, características físicas e alerta de foragido da justiça. Além disso, contabiliza a quantidade de pessoas e veículos identificados durante a atividade policial.

As viaturas receberam um chip para acesso à rede, possibilitando o envio das informações coletadas para a central instalada em um setor da Diretoria de Desenvolvimento, Tecnologia e Qualidade (DDTQ) da PMPR, que fará a leitura do banco de dados e transmitirá o alerta em caso de identificação de irregularidades nos veículos ou mandados contra as pessoas identificadas.

O comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse que desde o ano passado a corporação estava procurando equipamentos e tecnologias que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, compatíveis com a atuação da PM. “A viatura inteligente, com monitoramento de pessoas e veículos, é algo que buscamos há bastante tempo e que vai nos auxiliar muito. A tecnologia tem que ser uma aliada no combate ao crime”, afirmou.

O diretor de Tecnologia da Polícia Militar, coronel Valmor Anderson Pereira, disse que haverá integração das câmeras com o banco de dados de outros órgãos de trânsito e de segurança para auxiliar na identificação de suspeitos.

“Nós faremos os testes com a viatura durante a temporada de verão e, a partir daí, já avaliar a possibilidade de aquisição desses equipamentos para incorporarem de vez o trabalho da PMPR nas outras viaturas”, explicou.

“A possibilidade da leitura de placas e de reconhecimento facial, a partir da inserção de banco de dados do Detran e dos órgãos de segurança, inclusive municipais, fará com que o policial saiba quem abordar e possa definir antecipadamente de que forma vai agir, levando mais segurança para a população”.

OLHO VIVO – A expectativa é que os equipamentos, se aprovados nos testes, sejam adquiridos futuramente para expansão do projeto Olho Vivo, criado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

O projeto conta com sistema de câmeras integradas, que auxiliam no andamento dos trabalhos das forças de segurança do Estado.

Atualmente, mais de 3 mil câmeras já estão ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Sesp. Elas são próprias do Estado ou provenientes de convênios com os municípios e de parcerias com outras redes federais.

A tecnologia permite o reconhecimento facial para a identificação de pessoas suspeitas e a leitura da placa de veículos, facilitando a busca por carros com indicativo de furto ou roubo.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Tempo nublado
Londrina
21º
Neblina
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Polícia Civil de Prudentópolis identifica e prende suspeito de ter praticado o crime de homicídio ocorrido na Praça da Matriz.
  • Técnicos do IAT resgatam maitaca-verde ferida na zona rural de Pitanga
  • Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica
  • UEL abre 39 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação