Alteração legislativa nacional proposta por Cristina Silvestri coíbe casos de feminicídio em período eleitoral

22 de dezembro de 2022 às 16:26
O projeto de lei 2959/2022, que propõe uma mudança no Código Eleitoral para coibir casos de feminicídio durante o período eleitoral, foi apresentado na última semana na Câmara dos Deputados. O pedido foi feito pela deputada estadual Cristina Silvestri, procuradora da mulher na Assembleia Legislativa do Paraná.
“Nossa proposta foi motivada pelo caso da paranaense Suellen Helena Rodrigues, vítima de feminicídio no último dia 31 de outubro”, conta a deputada Cristina.
O autor do crime foi o ex-marido de Suellen, o advogado Jaminus Quedaros, que tinha um mandado de prisão em aberto por descumprimento de medida protetiva. Ele estava livre porque a atual legislação impede a prisão de eleitores de cinco dias antes das eleições até 48 horas após o pleito.
A proposta de alteração legislativa foi entregue, em Brasília, por Cristina Silvestri, à deputada federal e procuradora da mulher da Câmara, Tereza Nelma, que acatou o pedido e apresentou o projeto de lei ao lado das deputadas federais Liziane Bayer e Maria Rosas.
“Se a prisão de agressores fosse permitida em período eleitoral, Suellen e muitas outras brasileiras vítimas de feminicídio poderiam estar vivas”, reflete a deputada Cristina.
O CASO SUELLEN
Suellen foi assassinada a tiros pelo ex-marido no último dia 31 de outubro, quando deixava os filhos de 10 e 7 anos na Escola Municipal Professora Donatilla Caron dos Anjos, em Curitiba.
Ela havia se mudado de Prudentópolis para a capital justamente para fugir do agressor, o advogado e ex-policial Jaminus Quedaros, que tinha um mandado de prisão contra ele por descumprimento de medida protetiva. O suspeito se entregou à polícia e está preso desde 3 de novembro.
Após a morte da mãe, as crianças foram acolhidas pelo Conselho Tutelar e, depois, encaminhadas para os avós maternos, que vivem em Prudentópolis.
Prudentópolis
24º
Tempo nublado
Ponta Grossa
23º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
24º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet