Samu completa quatro meses de atuação em Prudentópolis e contabiliza mais de 700 atendimentos

23 de dezembro de 2022 às 16:38

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciou as atividades em Prudentópolis no dia 24 de agosto.

De acordo com a prefeitura, com todos os problemas da transição, que vão de problemas de comunicação, até a questão de se imaginar uma central distante regulando os atendimentos, o SAMU em Prudentópolis já salvou muitas vidas.

Desde a primeira ocorrência, no mês de agosto de 2022 já se contabilizam 792 atendimentos. Desses, 337 atendimentos realizados com a viatura Bravo, e 75 atendimentos realizados com a viatura de suporte avançado Alfa.

“Ainda há muito o que se fazer, principalmente na comunicação onde o 192 ainda não está operante, porém é algo que para os próximos 60 dias espera-se estar sanado, assim como o conhecimento do próprio serviço por todos, e como ele funciona, desde a população aos profissionais de saúde do município”, especificou a assessoria da prefeitura.

O Samu funciona 24 h por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano, contendo duas ambulâncias no município.

Há uma unidade de suporte básico (BRAVO 13), tripulada por 01 condutor socorrista e 01 técnico de enfermagem (viatura utilizada para urgências e emergências de moderada complexidade como crises consultivas, hipoglicemias, quadros de insuficiência respiratória aguda), e 01 unidade de suporte avançado (ALFA 05), tripulada sempre por 01 condutor socorrista, 01 enfermeiro e 01 médico. É uma UTI móvel preparada para todo tipo de atendimento a pacientes graves, sendo eles vítimas de paradas cardiorrespiratórias, politraumatismos e condições ameaçadoras à vida.

Segundo a prefeitura, toda solicitação deve sempre partir para a central de Regulação de urgências, em Guarapuava, onde via telefone será atendido por um profissional que coletará os dados mínimos.

De imediato essa ligação será passada para o médico regulador, o qual tem por atribuição acolher e triar a solicitação, vendo rapidamente se é necessário o suporte, e qual o tipo de suporte.

Exemplos de situações de baixa complexidade, sem gravidade por exemplo, como: crises de ansiedade, entorse de pés, mãos, dedos, dores nas costas, sempre serão orientados a procurar atendimento por meios próprios ou ambulâncias simples do município.

Atualmente o telefone do SAMU em Prudentópolis é o (42) 3142-1718. “Esperamos que em 60 dias o número 192 esteve em perfeito funcionamento facilitando o atendimento”, concluiu a prefeitura.

(Texto: Pref. de Prudentópolis, com revisão Nossa Gente**).

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Chuvas esparsas
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
20º
Neblina
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Polícia Civil de Prudentópolis identifica e prende suspeito de ter praticado o crime de homicídio ocorrido na Praça da Matriz.
  • Técnicos do IAT resgatam maitaca-verde ferida na zona rural de Pitanga
  • Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica
  • UEL abre 39 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação