Samu completa quatro meses de atuação em Prudentópolis e contabiliza mais de 700 atendimentos

23 de dezembro de 2022 às 16:38

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciou as atividades em Prudentópolis no dia 24 de agosto.

De acordo com a prefeitura, com todos os problemas da transição, que vão de problemas de comunicação, até a questão de se imaginar uma central distante regulando os atendimentos, o SAMU em Prudentópolis já salvou muitas vidas.

Desde a primeira ocorrência, no mês de agosto de 2022 já se contabilizam 792 atendimentos. Desses, 337 atendimentos realizados com a viatura Bravo, e 75 atendimentos realizados com a viatura de suporte avançado Alfa.

“Ainda há muito o que se fazer, principalmente na comunicação onde o 192 ainda não está operante, porém é algo que para os próximos 60 dias espera-se estar sanado, assim como o conhecimento do próprio serviço por todos, e como ele funciona, desde a população aos profissionais de saúde do município”, especificou a assessoria da prefeitura.

O Samu funciona 24 h por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano, contendo duas ambulâncias no município.

Há uma unidade de suporte básico (BRAVO 13), tripulada por 01 condutor socorrista e 01 técnico de enfermagem (viatura utilizada para urgências e emergências de moderada complexidade como crises consultivas, hipoglicemias, quadros de insuficiência respiratória aguda), e 01 unidade de suporte avançado (ALFA 05), tripulada sempre por 01 condutor socorrista, 01 enfermeiro e 01 médico. É uma UTI móvel preparada para todo tipo de atendimento a pacientes graves, sendo eles vítimas de paradas cardiorrespiratórias, politraumatismos e condições ameaçadoras à vida.

Segundo a prefeitura, toda solicitação deve sempre partir para a central de Regulação de urgências, em Guarapuava, onde via telefone será atendido por um profissional que coletará os dados mínimos.

De imediato essa ligação será passada para o médico regulador, o qual tem por atribuição acolher e triar a solicitação, vendo rapidamente se é necessário o suporte, e qual o tipo de suporte.

Exemplos de situações de baixa complexidade, sem gravidade por exemplo, como: crises de ansiedade, entorse de pés, mãos, dedos, dores nas costas, sempre serão orientados a procurar atendimento por meios próprios ou ambulâncias simples do município.

Atualmente o telefone do SAMU em Prudentópolis é o (42) 3142-1718. “Esperamos que em 60 dias o número 192 esteve em perfeito funcionamento facilitando o atendimento”, concluiu a prefeitura.

(Texto: Pref. de Prudentópolis, com revisão Nossa Gente**).

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024