Metade dos times da Série A terá técnicos estrangeiros no início de 2023; veja a lista

27 de dezembro de 2022 às 14:32

Dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, metade terá técnicos estrangeiros neste início de 2023.Serão sete portugueses, dois argentinos e um uruguaio no comando das equipes da elite do futebol brasileiro.

Quatro nomes são novidades: Eduardo Coudet (Atlético-MG), Renato Paiva (Bahia), Pedro Caixinha (Bragantino) e Ivo Vieira (Cuiabá).

Dois deles trocaram de clubes: Vitor Pereira foi do Corinthians para o Flamengo, e António Oliveira saiu do Cuiabá e assumiu o CoritibaVale destacar que Vitor Pereira só inicia os trabalhos no Flamengo no dia 2 de janeiro.

Outros quatro são remanescentes de 2022: Luís Castro (Botafogo), Vojvoda (Fortaleza) e Abel Ferreira (Palmeiras), além de Paulo Pezzolano, que subiu com o Cruzeiro para a Série A.

Veja abaixo os técnicos dos times da Série A para 2023

Número cresce a cada ano

O número de técnicos estrangeiros entre os times da Série A vem crescendo desde 2020. Naquele ano, Atlético-MG (Rafael Dudamel), Flamengo (Jorge Jesus), Internacional (Eduardo Coudet) e Santos (Jesualdo Ferreira) puxaram a fila no início de ano.

Em 2021, já foram cinco times com treinadores de fora do país no começo do ano: Athletico (António Oliveira), Internacional (Miguel Ángel Ramírez), Palmeiras (Abel Ferreira), Santos (Ariel Holan) e São Paulo (Hernán Crespo).

Já em 2022, seis times da Série A iniciaram a temporada com estrangeiros no comando: Atlético-MG (Turco Mohamed), Coritiba (Gustavo Morínigo), Flamengo (Paulo Sousa), Fortaleza (Vojvoda), Internacional (Cacique Medina) e Palmeiras (Abel Ferreira).

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
21º
Neblina
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Polícia Civil de Prudentópolis identifica e prende suspeito de ter praticado o crime de homicídio ocorrido na Praça da Matriz.
  • Técnicos do IAT resgatam maitaca-verde ferida na zona rural de Pitanga
  • Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica
  • UEL abre 39 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação