Guto Silva, ex-chefe da Casa Civil, vai assumir a Secretaria do Planejamento a partir de 2023. O convite foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e divulgado na quinta-feira (29), quando outros dois novos nomes, para o comando da Casa Civil e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, também foram publicados.
Para o político, esse momento deverá ser pautado por trabalho e comprometimento.
“Estou muito feliz com o desafio, honrado. É um convite que eu vou retribuir essa confiança com o governador, com trabalho e dedicação, levando o nome do Paraná sempre no alto”, comentou Guto Silva.
Antes, Guto Silva estava na Casa Civil, pasta que é responsável pelo assessoramento e apoio direto ao governador. Em entrevista, ele comentou que essa experiência pode possibilitar um olhar mais amplo sobre o Paraná.
“Naturalmente a minha presença na Casa Civil no primeiro mandato te dá um olhar amplo sobre os desafios que o Paraná tem. E agora uma nova roupagem da secretaria (…), discutindo e trabalhando muito a questão do orçamento para as políticas públicas, para que os recursos sejam bem aplicados”, explicou ao Portal Nossa Gente.
Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná.
A Secretaria do Planejamento integra a Governadoria do Estado. A ela competirá a formatação de políticas estratégicas para o Paraná, acompanhamento de política públicas multissetoriais, implementação de ações que resultem em parcerias que auxiliem o processo de modernização da gestão, além do Plano Plurianual e dos Planos Regionais de Desenvolvimento.
Ela ainda coordena o Sistema Estadual de Planejamento, que executa projetos de modernização da máquina pública e integração das informações estratégicas para melhorar as políticas sociais.
“Então é necessário esse olhar para a infraestrutura, mas ao mesmo tempo cuidar das pessoas, melhorando o serviço do Estado para que a gente consiga atender a população”, explicou Guto Silva.
Conforme o secretário, em 2023 a secretaria deverá estar atenta a todos os fatores para conseguir atuar de uma boa maneira.”Nós temos uma conjuntura econômica global diferenciada, o mundo está muito atendo aos indicadores. Então, o que nós temos que fazer é deixar o Paraná preparado. Pronto para qualquer desafio”, finalizou.
Nomes anunciados durante a semana:
Norberto Ortigara na Agricultura e Abastecimento;
João Carlos Ortega na Casa Civil;
Guto Silva na secretaria de Planejamento;
Beto Preto na Saúde;
Elisandro Pires Frigo na Administração e Previdência;
Hudson Leôncio Teixeira na Segurança Pública;
Eduardo Pimentel em Cidades;
Leticia Ferreira da Silva na Procuradoria Geral do Estado;
Luciana Casagrande Pereira na Cultura;
Helio Wirbiski no Esporte;
Marcelo Rangel em Inovação Modernização e Transformação Digital;
Sérgio Vieira Benício na Casa Militar;
Roni Miranda na Educação;
e Ricardo Barros na Indústria, Comércio e Serviços.
(Com informações da AENPr, Redação Nossa Gente***).