Prefeitura de Irati orienta a população sobre proibição de fogos de artifício com estampido

30 de dezembro de 2022 às 16:19

A Prefeitura de Irati orientou a população sobre uma lei no município que proíbe a utilização de fogos de artifício com estampido.

Os objetivos são a conscientização e o respeito ao próximo. Além dos animais, muitas pessoas sofrem com os barulhos de fogos de artifício, entre elas os idosos, doentes, além de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com especialistas, no caso dos animais, eles possuem ouvidos mais aguçados e sensíveis a barulhos e ruídos. O barulho dos fogos de artifício deixa os animais desesperados, principalmente cães e gatos. Eles fogem, se machucam, são atropelados, têm ataques de pânico, desmaios e alguns chegam até a falecer.

Segundo a Lei 4783/2020, Art. 1º, fica proibido o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifício, e artefatos pirotécnicos de alto impacto ou efeitos sonoros ruidosos no Município de Irati. No decreto 251/2020 Art. 5º, consta que em caso de descumprimento ao disposto na Lei Municipal nº4783/2020, deverá ser lavrado auto de infração, com apreensão dos produtos e aplicação de multa de 10 URM, o que equivale a R$ 955,57. A multa será aplicada em dobro em caso de reincidência.

Denúncias podem ser feitas para a Guarda Municipal no (42) 3423-2833 e o 153. É importante lembrar que se não ocorrer o flagrante, é preciso representação por parte do denunciante/testemunha.

(Matéria: Pref. de Irati*).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná