Autoridades do Paraná estão otimistas com o novo mandato de Ratinho Junior

2 de janeiro de 2023 às 20:59

Após um primeiro mandato com muitos desafios, que incluíram a maior pandemia deste século e a mais significativa crise hídrica enfrentada pelo Paraná nas últimas décadas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana tomaram posse neste domingo (1º) para a segunda gestão consecutiva no Governo do Estado. Autoridades que vão acompanhar de perto o trabalho do Executivo Estadual destacaram as expectativas para os próximos quatro anos.

Presidindo a sessão solene de posse, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, relembrou as adversidades e as conquistas do Paraná no último governo.

“Encerramos um ciclo de quatro anos em que o governador e sua equipe souberam superar todas as adversidades, que não foram poucas”, disse. “Com muita sabedoria, eficiência e competência, ele fez com que o Paraná se transformasse mesmo diante das dificuldades que se apresentaram ao longo do seu governo. O Paraná é hoje um estado de vanguarda e uma das maiores economias da Federação”.

O deputado estadual Guto Silva, que ocupará o cargo de secretário estadual do Planejamento, salientou que o próximo mandato será pautado pela eficiência e bom uso dos recursos públicos, trabalhando com Parcerias Público-Privadas para tirar mais obras e projetos do papel. “Vamos revisitar todas as ações do governo para ganhar mais eficiência e gerir com atenção os recursos públicos, para atender com qualidade a população paranaense”, afirmou.

“Temos um olhar para o futuro e queremos deixar um legado para o Estado com um planejamento a longo prazo. Por isso, é importante para o Paraná siga crescendo, gerando empregos e buscando o que é mais importante, a felicidade do nosso povo”, afirmou Silva.

A gestão também será marcada pelo diálogo e pelo fortalecimento da democracia, avaliou o deputado estadual eleito Hussein Brakri, que foi confirmado para retornar à liderança do governo na Assembleia Legislativa, função que ocupou na maior parte do primeiro mandato de Ratinho Junior.

“A expectativa é a melhor possível, principalmente porque eu tenho na figura do governador Ratinho Junior um homem extremamente democrático, que aceita ideias e sugestões”, destacou.

“A orientação do governador é tratar a todos com respeito na Assembleia, independente de ser de situação ou de oposição, e nós vamos fazer isso. Ele dá toda a liberdade para que possamos trabalhar e avançar nas pautas de interesse do Paraná”.

A continuidade das grandes obras que transformaram o Estado nos últimos quatro anos, e que contribuíram para que o Paraná chegasse à quarta maior economia brasileira, também foi destacada pelas autoridades.

“O Paraná vai continuar avançando no trabalho municipalista, que é a característica principal do governador. A administração vai continuar sendo moderna e inovadora, com foco no desenvolvimento da infraestrutura”, salientou Bakri.

“Acredito que o governador Ratinho Junior vai concretizar um grande projeto que iniciou, que é a execução de obras fundamentais para o Estado.

O Paraná está no caminho certo, pronto para se consolidar como um modelo para o Brasil”, complementou Augustinho Zucchi, ex-secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, que vai tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 2023.

AMPLIAÇÃO DE INVESTIMENTOS – Segundo João Carlos Ortega, chefe da Casa Civil que foi nomeado neste domingo (1º), os investimentos chegarão a todas as regiões do Estado. “Além de obras estruturantes nos municípios, vamos ampliar também os programas sociais, com muitos investimentos, para que o Paraná continue crescendo e sendo referência no País”, afirmou.

Confirmado para assumir a Secretaria de Estado das Cidades, que dá lugar à antiga Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a manutenção da política municipalista de Ratinho Junior, para levar investimentos às 399 cidades paranaenses.

“Assumo uma Secretaria forte e estruturante, que traz investimentos e proatividade a todos os municípios do Estado. No primeiro mandato de Ratinho Junior, foram investidos quase R$ 4 bilhões em obras de mobilidade e infraestrutura urbana, e nós queremos avançar cada vez mais”, afirmou.

“Outro projeto importante é a criação da Agência de Assuntos Metropolitanos, para tratar da mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros. Assumo com determinação, para fazer um trabalho muito forte nesse segundo mandato”.

Os bons índices econômicos conquistados pelo Paraná nos últimos quatro anos, com recorde na geração de empregos e na atração de investimentos, devem ser consolidados neste novo mandato, afirma o deputado federal Ricardo Barros, que estará à frente da recém-criada Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

“É um Estado que está indo muito bem, com a quarta economia do Brasil, a melhor taxa de emprego dos últimos anos, que está em primeiro lugar no Ideb e é reconhecido pela transparência”, disse Barros.

“O governador Ratinho Junior fez uma excelente gestão, e o nosso desafio agora é melhorar esse desempenho, com o governador liderando uma nova equipe que vai alcançar resultados ainda melhores”.

CONTINUIDADE – Áreas cruciais da gestão, como a Saúde e a Segurança Pública, também serão reforçadas para atender às necessidades da população. “A expectativa é muito boa, herdamos uma Secretaria bem encaminhada e estruturada, que recebeu bastante investimentos do Governo do Estado”, destacou o novo secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

“O governador já passou algumas estratégias e faremos o possível para atingir todas as metas. A equipe de todas as forças de segurança é muito competente. Temos ótimos quadros na Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Polícia Penal, o que nos deixa bem otimistas”, ressaltou Teixeira.

Com a primeira gestão marcada pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19, a área da saúde tem a oportunidade, agora, de fortalecer o atendimento no Interior do Estado. “Fizemos investimentos históricos na Atenção Primária à Saúde, o maior investimento de toda a história no SUS do Paraná. Além disso, passamos pela pandemia, criamos leitos de UTI e de enfermarias e equipamos os hospitais”, avaliou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“Agora, fechamos o mandato com uma lei histórica aprovada na Assembleia Legislativa, que amplia os recursos aos hospitais paranaenses. Temos muitas ações para continuarmos o processo de regionalização da saúde, dando continuidade à parceria com os municípios paranaenses”, complementou Beto Preto.

Na Agricultura, setor primordial da economia paranaense, a expectativa é dar sequência a uma gestão centrada na ampliação da capacidade competitiva do Estado, avaliou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

“Continuaremos a fortalecer aquilo que é essencial para sermos bons produtores de alimentos e ajudarmos a tornar a nossa economia mais pujante e geradora de oportunidades.

O meio rural é a força propulsora do Paraná”, afirmou. “Entre os desafios estão a questão da água e da energia, o avanço tecnológico, o reforço da sanidade e da segurança alimentar. Tudo isso prospectando novas oportunidades comerciais, fortalecendo as pequenas cooperativas e aproximando a agricultura familiar dos mercados”.

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
22º
Tempo nublado
Londrina
24º
Tempo nublado
União da Vitória
23º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Polícia Civil de Prudentópolis identifica e prende suspeito de ter praticado o crime de homicídio ocorrido na Praça da Matriz.
  • Técnicos do IAT resgatam maitaca-verde ferida na zona rural de Pitanga
  • Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica
  • UEL abre 39 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação