Programas de qualificação formam 12 mil pessoas e alavancam empregos na indústria e comércio

2 de janeiro de 2023 às 13:46

Os setores da indústria e comércio estão crescendo no Paraná, com saldos positivos na balança de emprego nos últimos quatros anos, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Para apoiar o setor produtivo, o Governo do Estado desenvolve uma série de programas de qualificação profissional. Ela é apontada como uma das principais estratégias para melhorar os índices de empregabilidade nesses setores.

Coordenados pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o projeto Carretas do Conhecimento e a terceira etapa do programa Recomeça Paraná já capacitaram 12.148 pessoas em 181 municípios do Estado. Além disso, em novembro de 2022, foram disponibilizadas 420 vagas na primeira edição do programa Qualifica Paraná.

“Com 5,3% de desemprego, segundo o IBGE, muitos já apontam que o Paraná está vivendo em pleno emprego, ou seja, há mais vagas do que gente para trabalhar.

Para seguirmos batendo recordes na geração de oportunidades, o Governo do Estado conta com diversas parcerias com o setor produtivo na área de qualificação profissional”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho nesta gestão, Rogério Carboni.

CARRETAS DO CONHECIMENTO – Iniciado em 2019, o projeto Carretas do Conhecimento é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sejuf, a Volkswagen do Brasil, a Fundação Volkswagen, o Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e as prefeituras.

Com investimento de R$ 3,6 milhões, o projeto levou qualificação profissional em unidades móveis (carretas com equipamentos adequados para cursos profissionalizantes) para 172 localidades do Paraná e já formou 9.020 alunos.

Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 80 horas, com turmas de 16 a 20 alunos. As aulas são ministradas de manhã, tarde e noite. Ao completar a grade e carga horária, o estudante recebe um certificado do Senai.

Everson Buch, coordenador de Ações Móveis do Senai-PR, considera que o certificado de formação emitido pelo programa tem peso no mercado de trabalho e é um diferencial certo, podendo ser determinante na hora da escolha do empregador. “Ou seja, faz a diferença na vida do trabalhador”, afirma.

A Volkswagen disponibiliza as unidades móveis e o Senai é responsável pelos professores e conteúdos programáticos. A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, junto com as prefeituras, faz a captação de alunos, além de direcionar os cursos para onde existe demanda específica de mão de obra qualificada.

Entre os cursos realizados estão Panificação, Instalações Elétricas, Confecção, Mecânica Automotiva, Manutenção de Motocicletas, Eletricidade Automotiva, Mecânica Industrial, Refrigeração Residencial, Automação Industrial e Pacote Office.

RECOMEÇA PARANÁ – Como parte das ações do Governo do Estado para a retomada econômica no pós-pandemia, em 2022 iniciou a terceira etapa do programa Recomeça Paraná, que disponibiliza cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de comércio e serviços, e também de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Já foram formados 3.128 alunos nas 29 cidades participantes, sendo 2.328 com cursos presenciais e 800 através do EAD (Ensino a Distância).

Neste programa, a parceria da Sejuf é com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Entre os cursos oferecidos estão camareiro, auxiliar de cozinha, cabeleireiro assistente, preparo de bolos e tortas, preparo de salgados, corte feminino e escova, aperfeiçoamento para manicure e pedicure, auxiliar administrativo, de informática e de mecânica industrial.

O ano de 2022 se encerra com mais de mil vagas disponíveis no programa. Para se inscrever, basta ir até a uma Agência do Trabalhador com os documentos pessoais básicos nas seguintes cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Apucarana, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa, Pato Branco, Umuarama, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí, Castro, Toledo, Francisco Beltrão, Irati, União da Vitória, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ivaiporã, Prudentópolis, São Mateus do Sul, Cornélio Procópio, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Rio Negro, São José dos Pinhais e Nova Londrina.

QUALIFICA PARANÁ – Com foco na área industrial, numa iniciativa piloto da Sejuf, em conjunto com o Senai-PR, foram disponibilizadas 420 vagas, para Curitiba e Região Metropolitana, em 25 cursos gratuitos, com aulas entre novembro e dezembro de 2022. As aulas aconteceram em oito unidades móveis, estacionadas na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio do Iguaçu.

Foram ofertados cursos de elétrica automotiva, instalações elétricas, manutenção de motos e mecânica automotiva, mecânica industrial, soldagem e automação.

O gerente de Ações Móveis do Senai-PR, Marco Lourenço, ressaltou que a escolha dos cursos ofertados foi baseada nas áreas da indústria que mais estão necessitando de mão de obra qualificada.

“O nosso objetivo aqui é apoiar a indústria com qualificação de pessoas. Durante o mês de novembro e dezembro, buscamos capacitar uma base de 420 pessoas para que elas estejam disponíveis no mercado de trabalho o quanto antes”, disse.

Prudentópolis
11º
Tempo nublado
Ponta Grossa
11º
Tempo nublado
Guarapuava
Tempo nublado
Curitiba
Tempo nublado
Londrina
15º
Tempo nublado
União da Vitória
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Silvana Izabel Machado Spisila aos 60 anos
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Sindi Saúde, comunicam o falecimento do Sr Edmundo Krassowski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr Nestor Gaudeda.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • Novo sistema da Secretaria da Fazenda reduz em 10 dias os pagamentos de RPVs
  • Copel oferta curso gratuito de roçada sob redes e linhas de distribuição em dez municípios
  • BID destaca gestão de dados do Paraná em avaliação da administração fiscal
  • Intercâmbios, novos professores e plataformas em alta marcam primeiro trimestre da Educação
  • Moradores de Teixeira Soares encontram tucano de especie rara.
  • Com programa Parceiro da Escola, Governo do Estado quer expandir qualidade da educação