Projeto Trote Solidário entrega mais de 3,5 mil produtos de higiene arrecadados para a Santa Casa de Irati

3 de janeiro de 2023 às 17:21

Acolher os calouros, integrar as diferentes turmas e promover a responsabilidade social. Esses são os objetivos do Trote Solidário, campanha realizada pelos acadêmicos de Administração do câmpus Irati da Unicentro. Na edição deste ano, a ação foi em prol da Santa Casa de Irati, hospital filantrópico que atende aos municípios de toda a região centro-sul do estado, referência para a rede de urgência e emergência e para gestantes de alto risco. No total, foram arrecadados 3.561 itens de higiene, como sabonetes, absorventes, fraldas descartáveis e escovas de dente entregues nesta semana à entidade. “Durante o processo de planejamento, por meio de uma pesquisa, nós identificamos uma demanda por esses produtos na Santa Casa e, a partir disso, estruturamos as ações do Trote Solidário”, conta Felipe Pacheco, calouro do curso. O chefe do departamento de Administração, professor Antonio João Hocayen da Silva, destaca esse protagonismo dos acadêmicos. “Nós damos todo apoio para que desenvolvam o projeto, mas ele é 100% planejado, organizado, executado, controlado e finalizado pelos alunos”.

Felipe explica ainda que, para facilitar a execução, as tarefas foram divididas entre equipes. “Um grupo de divulgação, outro para a organização, distribuição e recolhimento das caixas de doação. Ainda um grupo responsável pelas parcerias com as empresas, que foram os nossos pontos de coleta, o grupo de contabilização dos itens arrecadados e também o de líderes, para uma otimização nas informações e um contato da coordenação com as turmas”.

O professor Antonio detalha que essa ação está inserida em um programa de extensão de responsabilidade social do curso e que a matriz curricular de Administração prevê o cumprimento obrigatório de atividades de extensão ligadas às questões sociais, ambientais e culturais. Segundo ele, a ideia é que os alunos reflitam sobre os problemas que estão além dos muros da universidade e que, de forma coletiva, construam ações que possam efetivamente transformar a vida das pessoas. “A princípio, o Trote Solidário pode parecer só uma arrecadação, mas na verdade nós estamos buscando formar administradores críticos, reflexivos, engajados em questões da sociedade que demandam uma postura proativa e coletiva. Queremos que eles desenvolvam as suas atividades profissionais e tenham, dentre os seus propósitos, alguma forma de contribuir com essas demandas da vida das pessoas para além do cotidiano das empresas”.

“Isso também é uma pequena retribuição por tudo que a saúde fez por nós durante a pandemia para salvar vidas e para mostrar que a população está disposta a ajudar as pessoas que precisarem dela”, afirma o acadêmico do 1º ano, Matheus Felipe França, que participou da entrega das doações à Santa Casa.

O chefe do departamento ressalta ainda que a ação coletiva do Trote não se restringiu à integração dos calouros com os alunos do segundo e terceiro ano de Administração, mas que também mobilizou acadêmicos e professores de outros cursos, o PET Engenharias, o Setor de Ciências Sociais Aplicadas e a Direção do câmpus. “Além disso, os alunos foram capazes de conquistar o engajamento de diversas instituições públicas e privadas na nossa sociedade. Nós tivemos entidades e empresas que nos apoiaram ativamente em Irati, Imbituva, Rebouças e Ivaí. Sem essas parcerias, dificilmente a gente conseguiria concretizar o Trote Solidário 2022”, enfatiza o docente.

(Matéria: Unicentro).

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Eufrida Lopes Iensen.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Maria da Aparecida Rodrigues.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr. Irineu Ripula.
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos
  • Vencimento da 2ª parcela do IPVA para placas com final 9 e 0 é nesta sexta-feira
  • Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati