Alta nos preços: busca por imóveis no início de ano relembra cautela ao assinar contratos

4 de janeiro de 2023 às 16:23

No começo de ano muitos jovens se mudam de cidade para iniciar os estudos em universidades. Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba, ou qualquer outra cidade universitária passa a receber novos estudantes.

Em meio a tantas mudanças, surge também a necessidade de buscar o novo lar.

Nesse caso, é preciso ter cautela para assinar um bom contrato de aluguel. Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Luiz Castegnaro, procurar uma imobiliária ou um corretor pode auxiliar a evitar problemas. ” Quando as pessoa estão se mudando, jovens para estudar, começo de ano, sempre há um movimento grande em busca de novos lares. Primeiro, é sempre bom procurar uma imobiliária ou um corretor de imóveis para que possa estar assessorando e fazendo o contrato. Um contrato para ser bom, tem que ser bom para ambas as partes”, explicou em entrevista ao NOSSA GENTE.

De acordo com matéria publicada em dezembro, no Portal G1, em 2022 o preço médio de novos contratos de aluguel residencial disparou. Normalmente, o valor da venda do imóvel sobe mais que o do aluguel, mas no ano passado aconteceu o contrário.

Foto: Freepik

Um relatório do Índice FipZap+, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, apontou que o acúmulo da variação do preço médio de locação residencial em 2022, em Curitiba – capital que fica a cerca de 200 km de Prudentópolis – teve uma alta de 23,50%. Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) apontou uma inflação de +5,13%.

Com essa alta nos preços, aliada a necessidade da nova residência, é preciso ficar atento na hora de fechar o contrato para fazer um bom negócio.

De acordo com Castegnaro, em caso de locações direto com o proprietário, o inquilino também pode buscar assistência de corretores para a formalização do contrato. ” Nós estamos preparados para prestar essa assessoria. Sempre tem que prestar muita atenção no contrato, pois tudo o que for combinado e estabelecido entre as partes deve estar no contrato”, confirmou  presidente do Conselho de Corretores.

(Matéria: Samilli Penteado/redação Nossa Gente*).

 

 

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024