O 190 é um meio muito utilizado para acionar a Polícia Militar (PM) em casos de necessidade de auxilio dos agentes. Contudo, existe uma outra maneira de solicitar o apoio sem necessariamente acionar o número.
Essa tarefa também pode ser feita por meio do aplicativo 190. Ocorrências de tränsito, violência doméstica, perturbação de sossego e outras situações podem ser registradas no App.
De acordo com a Polícia Militar, o aplicativo começou a ser desenvolvido em 2017. O objetivo era proporcionar um canal onde o cidadão pudesse abrir uma ocorrência, facilitando o registro.
“A nossa ideia era criar um mecanismo onde a pessoa surda, por exemplo, pudesse entrar em contato conosco… Promovendo a inclusão de pessoas que por ventura tenham alguma dificuldade comunicar com a PM pelo 190”, comentou o Capitão Fábio Barro, um dos desenvolvedores do projeto, em um vídeo institucional da PM divulgado no Youtube.
De acordo com ele, o aplicativo também auxilia a um atendimento mais rápido das ocorrências. No local, também é possível inserir fotos e vídeos para o registro da situação.
Para usar o App, o cidadão deve fazer um cadastro e responder alguma perguntas de localização. Depois, basta informar ao policial a ocorrência.
Mais informações sobre o aplicativo podem ser conferidas no vídeo na íntegra: