Governo do Estado retoma as obras nas marginais da PRC-466 em Pitanga

6 de janeiro de 2023 às 09:25

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu o edital de licitação para execução das obras remanescentes das vias marginais da PRC-466, em Pitanga, na região Central.

A disputa será em 31 de março no portal de compras do Banco do Brasil, no link www.licitacoes-e.com.br.

As obras estavam paralisadas desde dezembro de 2021, após desmobilização feita pela empresa vencedora da primeira licitação. A contratação foi feito em 2018.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, comunicou a abertura do edital junto a representantes do município. “Essas marginais são muito esperadas pela população e pelo comércio local, que vem há muito tempo sofrendo com os acessos às indústrias. Agora, vamos finalizar essas marginais de forma eficiente”, afirmou.

A PRC-466 é a principal ligação de Guarapuava com o Norte e o Noroeste do Estado. As obras nas marginais darão acesso ao complexo de indústrias da região, separando o trânsito urbano das conexões dos caminhões de carga e dos ônibus dos funcionários.

O prefeito de Pitanga, Maicol Geison Callegari Rodrigues Barbosa, agradeceu a mobilização do governo estadual para retomada das obras. “Agradeço ao governador Ratinho Junior e sua equipe pelo empenho e por essa parceria para retomada das obras tão importantes para a nossa região”, disse.

A licitação será pela modalidade Contratação Integrada, que prevê a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, e a execução da obra todos no mesmo contrato.

Neste processo, o valor estimado da obra é sigiloso, gerando uma disputa mais acirrada das disputas de preços entre os participantes. Vence a licitação a proposta com o valor mais baixo que tiver a documentação de habilitação aprovada pela comissão de julgamento do DER/PR.

A obra em sua maioria já está com a terraplenagem executada, mas por conta da paralisação alguns trechos foram deteriorados pelo desgaste natural. A recuperação dos segmentos será prontamente atendida pelo novo edital.

Também estão previstas pavimentação, instalação dos dispositivos de drenagem com sarjeta no canteiro central, calçadas com piso tátil, ciclovias, meios-fios, abrigos de ônibus, defensas metálicas, além da sinalização vertical e horizontal.

EXTENSÃO – As marginais serão implantadas em trecho de 4,2 quilômetros de extensão. Somando as duas margens, serão 8,4 quilômetros de obras em novas pistas. O prazo de execução será de 15 meses, a contar após emissão da ordem de serviço.

Prudentópolis
19º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra