Elio Rusch deixa a assembleia depois de quase 32 anos defendendo as causas populares

7 de janeiro de 2023 às 09:37

Após ficar quase 32 anos ininterruptos como deputado estadual Elio Rusch (União), está deixando a vida pública. Sem disputar as últimas eleições por opção própria, o parlamentar deixa um legado de confiança e muito trabalho pelas causas municipalistas, principalmente voltadas ao Oeste do Paraná.

Durante a sua trajetória no legislativo paranaense, Rusch ressalta a aprovação do projeto de lei que criou o Batalhão de Fronteira, cuja implementação aconteceu em 2012, com sede em Marechal Cândido Rondon.

O Batalhão opera hoje em 139 municípios e diariamente se tem notícia da boa atuação policial em defesa da população. “Atuei em grandes projetos para o Estado, no desenvolvimento integrado do Oeste e na parceria com prefeitos, vereadores e demais lideranças para atender os mais diversos pleitos municipalistas.

Mas o que nos marcou como parlamentar foi a criação do Batalhão de Fronteira, o primeiro do Brasil. Com sede em Marechal Cândido Rondon, ele atende mais de 130 municípios e leva segurança pública à uma população estimada em 2,3 milhões de habitantes.

Além disso, tive o prazer de acompanhar as tratativas para a construção da nova sede do batalhão que já está em andamento e será um dos espaços mais modernos da nossa Polícia Militar”, comemorou.

Filho de Alberto Augusto Rusch e Orminda Arndt Rusch, Elio nasceu no município gaúcho de Crissiumal em 16 de maio de 1952, mas veio para o Paraná e aqui se estabeleceu em 1972.

Apenas dois anos depois já era líder de movimento estudantil, muito atuante naquela época. Presidiu grêmios estudantis e a Associação Rondonense de Estudantes Secundários – ARES, além de integrar a diretoria da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas – UPES.

A capacidade de liderança guiou seus passos para a vida pública. Em 1976, atendendo convite de um grupo de amigos, concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, elegendo-se pela antiga ARENA, com expressiva votação.

Reelegeu-se nos dois pleitos seguintes como o vereador mais votado da cidade, a primeira vez pelo PDS, sigla que sucedeu a ARENA, e a segunda, pelo PFL. Presidiu o Legislativo Municipal durante 7 dos 14 anos em que lá esteve, chegando a assumir interinamente o cargo de prefeito em 1984.

Em 1990 candidatou-se a deputado estadual pela primeira vez, pelo PFL, obtendo mais de 15 mil votos. Reelegeu-se quatro anos depois com mais de 25 mil votos.

O terceiro mandato veio em 1998, agora por força de mais de 35 mil votos. Sua votação ampliou-se nas eleições subsequentes, em 2002 e 2006, quando passou dos 46 mil votos e alcançou a situação de parlamentar mais votado de seu partido.

O sexto mandato consecutivo veio em 2010, desta feita já pelo DEM, e o sétimo em 2014, quando obteve quase 55 mil votos. Em 2018, ficou na suplência assumindo o mandato por duas oportunidades em que a deputada Maria Victória se afastou por licença maternidade.

Em outubro de 2021, após a cassação do mandato do deputado Fernando Francischini, e a recontagem dos votos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), assumiu o mandato definitivamente.

Defensor do municipalismo e dos grandes projetos de desenvolvimento que passaram pela Assembleia durante o período em que esteve como parlamentar, Rusch diz não se arrepender e ter orgulho de todas as decisões que tomou.

“Me despeço da Assembleia Legislativa com a certeza do dever cumprido.  São 46 anos de vida pública, sendo mais da metade só aqui nesta Casa de Leis.

Não me arrependo das decisões que tomei e faria tudo de novo na busca do desenvolvimento econômico e social do Paraná. Foi uma carreira de muitas conquistas.

O cargo é passageiro, mas nossos atos e ações são permanentes. Agradeço todos que confiaram no meu trabalho como deputado”, finalizou o deputado.

Prudentópolis
27º
Tempo limpo
Ponta Grossa
25º
Tempo limpo
Guarapuava
24º
Tempo limpo
Curitiba
26º
Tempo limpo
Londrina
29º
Parcialmente nublado
União da Vitória
27º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis