A Fifa anunciou nesta quinta-feira os 14 finalistas ao prêmio The Best, entregue ao melhor jogador mundo na temporada. Entre os indicados, estão os brasileiros Neymar, do Paris Saint-Germain, e Vinícius Júnior, do Real Madrid. Messi e Mbappé também integram a lista.
O prêmio, antes unificado com a Bola de Ouro, irá para sua sétima edição com este nome. Astros como Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Modric e Messi já levaram o troféu, sendo o atual detentor do título o atacante polonês do Barcelona.
Como critério para a decisão, será levado em conta toda a temporada 2021/22, mais a primeira metade de 2022/23, já que a entidade decidiu incluir a Copa do Mundo no período analisado.
O francês Karim Benzema foi coroado com a última edição da Bola de Ouro, da revista France Football, que não englobou o Mundial do Catar. No entanto, o favorito para receber o prêmio da Fifa é Messi, que enfim conquistou o tão sonhado título mundial com a seleção da Argentina em 2022.
Julián Álvarez (Argentina e Manchester City);
Bellingham (Inglaterra e Borussia Dortmund);
Benzema (França e Real Madrid);
De Bruyne (Bélgica e Manchester City);
Haaland (Noruega e Manchester City);
Hakimi (Marrocos e PSG);
Vinícius Júnior (Brasil e Real Madrid);
Lewandowski (Polônia e Barcelona);
Mané (Senegal e Bayern de Munique);
Mbappé (França e PSG);
Messi (Argentina e PSG);
Modric (Croácia e Real Madrid);
Neymar (Brasil e PSG);
Salah (Egito e Liverpool).
Entre os candidatos a melhor treinador do ano, estão os dois finalistas da Copa do Catar: Lionel Scaloni, da Argentina, e Didier Deschamps, da França. Além deles, concorrem também Carlo Ancelotti, do Real Madrid, Pep Guardiola, do Manchester City, e Walid Regragui, da seleção de Marrocos.
Já na premiação ao melhor goleiro do planeta, destaque para os brasileiros Alisson e Ederson. Courtois, Emiliano Martínez e Bono são os outros indicados.
Por fim, o Brasil tem mais uma representante na categoria feminina: a atacante Debinha. A sueca Pia Sundhage, comandante da Seleção Brasileira feminina, também disputa o prêmio de melhor treinador(a) do futebol feminino.