Comemoração de um ano da placa preta no Paraná reúne mais de 100 veículos antigos

16 de janeiro de 2023 às 13:00

Mais de 100 veículos participaram da exposição que comemorou um ano do novo modelo da placa preta padrão Mercosul no Paraná.

O modelo foi criado a partir de uma solicitação da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e colecionadores à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com o apoio, direcionamento e orientação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A iniciativa reconhece que os carros são originais e ajuda a manter viva a história de cada um.

O evento de comemoração foi realizado pelo Detran-PR no sábado (14), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e teve homenagens e entretenimento durante todo o dia, com a presença de autoridades de trânsito, colecionadores e admiradores de veículos antigos.

“Um encontro emocionante entre os amantes de veículos antigos e de coleção. Poder comemorar esse feito com um evento leve, descontraído, reunindo famílias e amigos, foi gratificante para o Detran-PR”, comentou o diretor-presidente da autarquia, Adriano Furtado.

Ele destacou o apoio do Governo do Estado para a busca dessa conquista. “Estamos nos programando para manter um calendário anual, que será uma forma de unir os colecionadores e apresentar à população a história de cada um desses veículos de uma forma lúdica e familiar”, explicou.

Veículos de gerações e modelos diversos participaram da exposição, como automóveis oficiais de órgãos estaduais e federais que possuem a placa. A Polícia Rodoviária Federal expôs quatro dos seus exemplares.

“Ficamos felizes em poder representar a PRF com nossos veículos, que são bem simbólicos porque marcam o progresso da corporação”, disse o superintendente executivo da PRF-PR, Antonio Paim Júnior.

Representando a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FVBA) o presidente Augusto Mósca, recordou do feito. “Ficamos felizes em poder estar presente no debate para a criação da Portaria de nº 957, a qual deu origem ao Certificado de Carro de Colecionadores, a famosa placa preta. É como a sociedade civil organizada pode colaborar com novas políticas públicas”, relatou.

HOMENAGEADOS – Durante o evento foram homenageados os 100 primeiros adesistas do novo modelo da placa no Paraná. Eles receberam um kit comemorativo e nominal em alusão ao dia, que conta com um tapa-sol, um chaveiro, adesivos e um certificado de participação.

Para representá-los, foram entregues aos dois primeiros colecionadores uma lembrança de participação. “Um dia para guardar na memória”, comentou Wagner Rodrigo Tomaschitz, o primeiro a aderir. “Achei uma excelente iniciativa do Detran, é muito gratificante poder participar”, completou Adilson Lunardi, o segundo.

O diretor-presidente do Detran-PR recebeu da FBVA uma placa em formato de um radiador de veículos antigo. Recebeu ainda uma flâmula do Pullman Clube do Brasil, pelas mãos do presidente, Eduardo Machado.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
23º
Chuva
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • IAT de Pitanga resgata macaco-prego e devolve gambá-de-orelha-branca à natureza
  • Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, a partir do Aeroporto Afonso Pena
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis organiza aula inaugural
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia