Comunidade universitária conta com ambulatório de atendimento à saúde no Câmpus Irati

17 de janeiro de 2023 às 08:39

Primeiros socorros em situações de emergência, aferição de pressão e temperatura, acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos.

Esses são alguns dos serviços prestados pelo ambulatório de atendimento à saúde do câmpus Irati da Unicentro, que iniciou suas atividades em outubro de 2022, após a admissão, via teste seletivo, de um técnico em Enfermagem.

“Era uma demanda antiga do nosso câmpus, até mesmo pela sua localização, a distância que nós temos do centro da cidade.

Agora, temos um técnico de enfermagem que está atendendo no período da tarde e da noite, no qual temos a maior demanda de alunos, agentes e terceirizados”, pontua a diretora do câmpus Irati, professora Andrea Nogueira Dias.

Mantido sob a coordenação conjunta da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Coorae) e da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH), o ambulatório também atuará com campanhas de conscientização, organização de palestras e mutirões de vacinação.

De acordo com a coordenadora geral da Coorae, Maria Regiane Trincaus, essas ações estão sendo definidas a partir das demandas de saúde levantadas dentro do câmpus. “Estamos conhecendo as condições de saúde e doença para conseguirmos realizar ações mais específicas no futuro.

Estamos pensando em algumas ações relativas à doação de sangue, à vacinação, à coleta de preventivo”, compartilha a coordenadora.

O técnico em Enfermagem Ricardo Mitz, que é responsável pelos atendimentos no câmpus Irati, destaca que o intuito do ambulatório é auxiliar não somente em incidentes, mas também na prevenção de doenças e no encaminhamento para outros profissionais especializados.

“Vamos estar com as portas abertas. Pode vir aqui se quiser uma orientação, se precisar de um acompanhamento ou de uma avaliação sobre a necessidade de encaminhar o caso para uma unidade básica de saúde”.

O ambulatório do câmpus Irati fica localizado no segundo piso do prédio principal, ao lado da sala da direção de câmpus, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22 horas.

O atendimento é gratuito e exclusivo a alunos, professores, agentes universitários e funcionários terceirizados da Unicentro.

As solicitações podem ser feitas pessoalmente ou pelo ramal 3018. “Em uma emergência, em que a pessoa não possa chegar até o ambulatório, eu me desloco até onde está a ocorrência”, enfatiza Ricardo.

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Eufrida Lopes Iensen.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Maria da Aparecida Rodrigues.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr. Irineu Ripula.
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos
  • Vencimento da 2ª parcela do IPVA para placas com final 9 e 0 é nesta sexta-feira
  • Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati