Corpo de Bombeiros faz mais de 700 salvamentos no Litoral durante o Verão Maior Paraná

17 de janeiro de 2023 às 14:58

A atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná durante o Verão Maior Paraná já fez em torno de 741 salvamentos e mais de 85.077 ações preventivas de 17 de dezembro de 2022 a 16 de janeiro de 2023.

Balanço divulgado nesta segunda-feira (16) indicou que além dos salvamentos e das ações preventivas, o CBMPR também localizou 398 crianças que estavam perdidas nas areias.  Por conta disso, o uso da pulseirinha de identificação nas crianças se tornou indispensável. Até o momento as equipes do CBMPR já distribuíram 8.413 pulseiras de identificação.

Durante a temporada do Verão Maior Paraná, o litoral paranaense conta com um efetivo de 535 bombeiros militares e 133 guarda-vidas civis, que estão nos 92 postos distribuídos em toda orla.

Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente nas praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, e contam com um posto tático-móvel em Morretes. Contando, inclusive, com embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos.

Nos primeiros 30 dias foram 741 salvamentos em água e houve, infelizmente, oito mortes. O Corpo de Bombeiros reforça que é preciso seguir as medidas de segurança para que o passeio seja tranquilo.

De acordo com a  porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Thayane de Lima, o CBMPR tem ressaltado aos banhistas e veranistas que vêm ao Litoral para que sempre procurem uma área protegida pela corporação. “Nós trabalhamos diariamente das oito às dezenove horas e temos noventa e dois postos espalhados em todo o nosso litoral. É muito importante que ao entrar no mar o banhista procure essa área protegida, porque se precisar intervir de alguma forma estamos mais próximos”, disse.

Ela orienta também para que os banhistas que já  possuem uma conduta segura com habilidade em nadar não extrapolem os seus limites físicos, fiquem realmente numa condição segura. Além de não fazer uso de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar, evitar entrar logo após se alimentar e não desviar a atenção das crianças estão entre as recomendações da capitã. “Observar e obedecer as bandeiras de sinalização é outro ponto de destaque”, acrescenta.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Foto: Jonathan Campos/AEN

Prudentópolis
16º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
14º
Neblina
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
16º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados
  • Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril
  • Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa
  • Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos
  • Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos
  • Universidades estaduais do Paraná têm 8.383 vagas disponíveis para novos alunos