SAMU completa 1 ano em Rio Azul com 1162 chamados através do 192

17 de janeiro de 2023 às 16:14

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Rio Azul completou um ano de atendimento, proporcionando cobertura também a Mallet e Rebouças e, portanto, acesso a uma população de cerca de 45 mil habitantes.

Durante esse período foram atendidos 1.162 chamados ao SAMU 192.

“Neste ano, sem dúvidas, muitas vidas foram salvas e só quem passou por estas situações reconhece o valor de ter disponível um transporte de qualidade. Parabenizo  a toda a equipe do SAMU”, diz a Secretária Municipal de Saúde de Rio Azul, Cristiana Maria Schvaidak.

A unidade de Rio Azul é uma “base descentralizada” da Central de Regulação Médica de Urgências dos Campos Gerais – SAMU 192, que é gerida pelo CIMSAMU – Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais, colaborando no acesso e atendimento rápido à população da 4ª região de saúde do Estado do Paraná em situações de urgência ou emergência, comenta a diretora do CIMSAMU, Scheila Mainardes.

A Secretária Municipal de Saúde de Rio Azul reforça, ainda, a necessidade do cidadão que aciona o SAMU 192 colaborar com informações para o atendente, o que torna o atendimento ainda mais eficiente.

“Como qualquer serviço novo, a população está se adaptando com a ligação ao 192. É importante destacar que a regulação do SAMU está localizada no município de Ponta Grossa e, ao acionar este serviço, é imprescindível saber o endereço e passar o máximo de informações das condições clínicas do paciente, assim o médico regulador será mais assertivo na escolha do atendimento prestado, e se a equipe vai se deslocar até a ocorrência”, destaca a Secretária Municipal de Saúde.

Mais de 90% dos chamados em Rio Azul foram atendimentos primários, ou seja, demanda direta da população, enquanto Mallet e Rebouças a maior demanda foi para atendimentos secundários, ou seja, chamados para regulação de vagas ou transferências de pacientes.

Do total de atendimentos, mais de 60% utilizaram recursos do SAMU, ou seja, tiveram equipes encaminhadas, sendo Unidade de Suporte Básico (USB) ou ainda Unidade de Suporte Avançado (USA), cuja base está alocada em Irati, ou ainda o Helicóptero, alocado em Ponta Grossa.

O CIMSAMU conta, hoje, com 33 ambulâncias, 22 bases descentralizadas e 28 municípios consorciados e, além do serviço do SAMU, também está à frente do Serviço Aeromédico e da Central de Regulação Médica de Urgências da região, atendendo a uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.

 

 

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática