Brasil se desliga da Declaração de Genebra sobre Saúde da Mulher

18 de janeiro de 2023 às 14:23

O Itamaraty disse, em nota, que o governo brasileiro considera que o documento contém entendimento limitado em relação aos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família.

O governo brasileiro atualizou o posicionamento do país em fóruns e mecanismos internacionais que tratam da pauta das mulheres e decidiu se desligar da Declaração do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família.

O Brasil considera que o documento contém entendimento limitado em relação aos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família, o que pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos princípios do SUS, Sistema Único de Saúde.

Em nota do Ministério das Relações Exteriores, o governo reforçou seu compromisso com a saúde da mulher, em linha com o que dispõem a legislação nacional e as políticas sanitárias em vigor, e também o respeito às diferentes configurações familiares.

Outra decisão foi a adesão ao Compromisso de Santiago, instrumento regional para responder à crise de COVID-19 com igualdade de gênero, adotado em janeiro de 2020, durante a 14ª Conferência Regional sobre a Situação da Mulher da América Latina e do Caribe.

O país também se associou à Declaração do Panamá, aprovada pela 39ª Assembleia de Delegadas da Comissão Interamericana de Mulheres da OEA, em maio do ano passado. O documento estabelece as bases para um novo pacto social e econômico gerido por mulheres.

Segundo o Itamaraty, o Compromisso de Santiago e a Declaração do Panamá estão alinhados com a legislação brasileira, em particular no que diz respeito à promoção da igualdade e da equidade de gênero, à participação política das mulheres, ao combate a todas as formas de violência e discriminação, bem como aos direitos sexuais e reprodutivos.

Ambas as decisões foram comunicadas nesta terça-feira (17) aos secretariados da Cepal, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, e da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos

Prudentópolis
22º
Tempo nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
31º
Parcialmente nublado
União da Vitória
21º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde