Brasil se desliga da Declaração de Genebra sobre Saúde da Mulher

18 de janeiro de 2023 às 14:23

O Itamaraty disse, em nota, que o governo brasileiro considera que o documento contém entendimento limitado em relação aos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família.

O governo brasileiro atualizou o posicionamento do país em fóruns e mecanismos internacionais que tratam da pauta das mulheres e decidiu se desligar da Declaração do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família.

O Brasil considera que o documento contém entendimento limitado em relação aos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família, o que pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos princípios do SUS, Sistema Único de Saúde.

Em nota do Ministério das Relações Exteriores, o governo reforçou seu compromisso com a saúde da mulher, em linha com o que dispõem a legislação nacional e as políticas sanitárias em vigor, e também o respeito às diferentes configurações familiares.

Outra decisão foi a adesão ao Compromisso de Santiago, instrumento regional para responder à crise de COVID-19 com igualdade de gênero, adotado em janeiro de 2020, durante a 14ª Conferência Regional sobre a Situação da Mulher da América Latina e do Caribe.

O país também se associou à Declaração do Panamá, aprovada pela 39ª Assembleia de Delegadas da Comissão Interamericana de Mulheres da OEA, em maio do ano passado. O documento estabelece as bases para um novo pacto social e econômico gerido por mulheres.

Segundo o Itamaraty, o Compromisso de Santiago e a Declaração do Panamá estão alinhados com a legislação brasileira, em particular no que diz respeito à promoção da igualdade e da equidade de gênero, à participação política das mulheres, ao combate a todas as formas de violência e discriminação, bem como aos direitos sexuais e reprodutivos.

Ambas as decisões foram comunicadas nesta terça-feira (17) aos secretariados da Cepal, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, e da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Chuvas esparsas
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Senhor João Gelinski aos 89 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Suzana Filus  da Silva aos 85 anos.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Cecília Slominski Krazouski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sra. Doracema Fausto Charnei. Ocorrido hoje, aos 84 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhora Leocádia Gura Klos aos 82 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do senhor José Kulek Sobrinho aos 63 anos de idade.
  • Com a volta do calor, IAT apresenta guia para curtir as cachoeiras do Paraná
  • Centro Integrado de Atendimento à Mulher é inaugurado em Irati; Veja ao vídeo.
  • Itaipu recebeu 48.567 visitas em novembro, 12,6% a mais do que em 2022
  • Copel dá dicas para garantir segurança na instalação e uso da decoração natalina
  • Com restrições, IAT autoriza captura do caranguejo-uçá a partir desta sexta-feira
  • Boletim da Secretaria da Agricultura detalha impacto do El Niño na produção paranaense