Durante participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, discutiu o papel da sustentabilidade no desenvolvimento do Brasil.
A ministra defendeu que a sustentabilidade não é só econômica, não é só ambiental, ela é também social; e disse que é possível aumentar a produção agrícola brasileira sem precisar derrubar uma árvore.
Marina Silva lembrou que a agenda ambiental brasileira foi completamente desmontada no governo passado e ressaltou que o novo governo está comprometido com o desmatamento zero, proteção dos povos tradicionais, democracia, sustentabilidade, além do combate à desigualdade.
O compromisso é também que o Brasil consiga passar de uma economia de intensa emissão de carbono para uma economia de baixo carbono. Ela lembrou ainda a intenção de que o Brasil promova a COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para 2025, tendo a Belém (PA) como sede.
O Fórum Econômico Mundial começou na segunda-feira, dia 16 e vai até esta sexta-feira, dia 20. O tema da reunião anual deste ano é a “Cooperação em um mundo fragmentado”. O Governo Brasileiro é representado pela ministra Marina Silva e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.