Banco Central atualiza regras para funcionamento de consórcios

19 de janeiro de 2023 às 16:14

Mudanças, segundo a instituição, trazem mais eficiência e transparência ao setor. Resolução, divulgada nesta quinta-feira (19), passa a valer em 1º de janeiro de 2024.

O Banco Central aprovou novas regras sobre a constituição e o funcionamento de grupos de consórcios no país.

As mudanças estão em Resolução publicada nesta quinta-feira (19) e passam a valer em 1º de janeiro de 2024.

De acordo com o Banco Central, foram revisadas e atualizas as informações mínimas que devem constar nos contratos de participação em grupo de consórcio, por adesão. Entre elas, estão os procedimentos e os prazos a serem observados pela administradora ou pelo consorciado para a realização de procedimentos operacionais; e a exigência de estar presente, de forma discriminada e em valores nominais e percentuais, o montante da prestação inicial e de seus diversos componentes.

A resolução também determina que, a partir do ano que vem, os regulamentos dos grupos de consórcios estejam disponíveis nos sites das administradoras, eliminando a exigência de registro desses regulamentos em cartório, além de outras mudanças.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no site do Banco Central, em bcb.gov.br

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026