Jorge Derbli é eleito presidente da AMCESPAR

27 de janeiro de 2023 às 09:27

O prefeito de Irati, Jorge Derbli (sem partido), foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR) pelos próximos dois anos, na manhã desta quinta-feira, 26, em reunião realizada na sede da entidade.

Ele terá Luiz Everaldo Zak, prefeito de Rebouças, como vice-presidente, e Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul, como tesoureiro.

Em entrevista coletiva, Derbli ressaltou a importância da união de todos os prefeitos em prol de projetos para manter a região em destaque. “Nós vamos trabalhar muito pela região, temos muitos projetos em andamento deixados pelo Júnior (Benato, ex-presidente), com um trabalho excepcional que ele fez.

Vamos trabalhar em conjunto com todos os prefeitos e eu já pedi para eles elegerem uma meta de cada cidade, sendo que tem várias.

Faltam só dois anos para terminar nossos mandatos e a gente buscar resolver estas situações e conquistar uma meta prioritária de cada cidade e a AMCESPAR vai atrás de recursos para efetivar cada projeto escolhido pelos prefeitos”, pontuou.

Patrulha Rural – Derbli também pretende dar continuidade ao projeto Patrulha Rural e lembrou que o texto do convênio estabelece que, depois de dois anos, as máquinas utilizadas no programa seriam doadas aos municípios.

“Nós vamos continuar com o CONDER e buscar junto ao Governo do Estado o que está escrito no início do convênio, que a partir de 2 anos, todos estes equipamentos seriam doados para a AMCESPAR, para uma gestão plena e atendermos os municípios conforme o calendário já estabelecido”, comentou.

Obras – Entre as obras a serem pleiteadas, estão a continuidade da pavimentação da BR 153 entre Imbituva e a comunidade de Alto do Amparo e as pavimentações do trecho da PR 990, entre Rebouças e a localidade de Marmeleiro e da estrada entre Rio Claro e Mallet.

“É uma situação que irá desenvolver muito mais a região, assim como também obras que estão mais adiantadas, como o asfalto entre Marmeleiro e Rebouças, que já está com o projeto em execução para que seja feito tão rápido, Rio Claro a Mallet e outras ligações.

Esta continuação da BR 153, ligando Imbituva a Alto do Amparo com certeza trará muito desenvolvimento para a nossa região e todos os municípios. Vamos buscar recursos junto ao DNIT e aos deputados para que esta obra tenha continuidade de uma vez por todas”, frisou o novo presidente da AMCESPAR.

Centro Cultural – Derbli também afirmou que buscará a continuidade das obras do Centro Cultural Denise Stoklos. “Sabemos que, depois da eleição, esse negócio de que o Teatro era uma obra do Requião já não existe mais.

O governador falou no ano passado que não era prioridade, mas nestes próximos anos eu acho bem possível colocar isto e concluir esta obra que está há tantos anos parada em Irati.

É uma reivindicação nossa que vamos colocar como prioridade da AMCESPAR, buscando recursos para concluir esta obra, que está há tanto tempo parada”, frisou.

Ginásio de Esportes – Sobre a obra do novo Ginásio de Esportes, Derbli e o secretário de Esportes, André Demczuk, devem conversar na próxima semana com o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, para tratar sobre um empréstimo no valor de R$ 5 milhões para que os trabalhos sejam retomados.

Avaliação – O ex-presidente da AMCESPAR e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, fez uma avaliação do período em que esteve à frente da entidade, a qual presidiu por 4 mandatos, sendo 3 consecutivos. “É a sensação do dever cumprido, saio com muito, agradecendo aos prefeitos pela confiança que tiveram por 4 vezes comigo sendo presidente da AMCESPAR.

Durante 8 anos eu presidi esta casa, muitas mudanças aconteceram nesta região, o olhar do Governo do Estado e do Governo Federal foram diferenciados para a nossa região, que começa a ocupar os espaços dentro do estado, sendo uma associação forte e representativa, com olhos voltados aos investimentos.

Devemos correr agora atrás do tempo perdido, não desmerecendo qualquer um que já passou por aqui, mas é o nosso tempo. Temos que aproveitar esta maré, e com a presidência do Jorge, sabemos que vai remar com braços longos e largos. Eu tenho certeza de que ele vai continuar os projetos que iniciamos e virão novos pela frente”, pontuou.

AMP – Benato vai concorrer ao cargo de vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). “É uma representatividade não só dos 10 municípios da AMCESPAR, mas sim dos 399 municípios do Estado do Paraná, é onde você compõe com ele as principais decisões do estado, e claro que com o olhar voltado para a nossa região.

Precisamos desta representatividade, nós nunca tivemos uma cadeira da diretoria de prefeitos da nossa regional. Por isto, estou pleiteando”, frisou.

Em seu discurso, o vice-presidente da AMCESPAR, Luiz Everaldo Zak, disse que seu papel será de auxiliar o presidente e o tesoureiro, representando a região junto aos governos estadual e federal. Ele comentou que uma das lutas mais importantes é evitar que os municípios percam arrecadação com uma futura reforma tributária.

“Nós não podemos perder, este é o primeiro princípio, o município não pode perder dinheiro na Reforma Tributária. Até podemos apoiar uma reforma neutra do ponto de vista da arrecadação, que desonere, por exemplo, quem produz e gera riquezas, como a indústria.

Ela produz e é geradora de riqueza e tem que ser menos tributada. Podemos apoiar, desde que a União compense as perdas de arrecadação que vai ter, com uma reforma que possa desonerar quem produz, mas não traga prejuízo para os municípios” pontuou.

Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul e novo tesoureiro da AMCESPAR, destacou a importância da entidade para a região. “Toda a nossa região é unida, todas as decisões são tomadas em conjunto e isto é muito importante.

A AMCESPAR tem um trabalho tão bonito, estamos concluindo a praça com a entidade.

Eu tenho certeza de que eu ganhei muito com a população pelo trabalho que a Patrulha Rural fez nos dois trechos que passou. Esta união dos municípios é importante e gera ganhos para todo mundo, para todos os municípios crescerem juntos”, finalizou.

Fonte Radio Najuá

Prudentópolis
18º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
18º
Chuva
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024