A Prefeitura de Irati iniciou os estudos técnicos para viabilizar pavimentações com concreto, principalmente na área rural do município. Na última semana, as secretarias de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, de Obras e Serviços Rurais e Obras e Serviços Urbanos, participaram de uma palestra técnica com o gerente da Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland, Alexsander Maschio.
De acordo com o prefeito, Jorge Derbli, inicialmente, será feito um teste em uma estrada rural para analisar tecnicamente. “Estamos buscando alternativas viáveis e de qualidade. É uma pavimentação já aplicada em várias cidades, a custo menor e durabilidade maior”, explica.
Maschio, fala que há várias vantagens na pavimentação de concreto. Entre elas, maior durabilidade do que soluções convencionais. “É uma pavimentação que passa de 30 anos, com poucas deformidades, que exige pouca manutenção. Além disso, é mais barata do que com asfalto”.
Outras vantagens, de acordo com Maschio, é a segurança, pela redução de distância de frenagem, e a sustentabilidade, com redução da temperatura do pavimento de aproximadamente 20º C e, por consequência, diminuição na temperatura ambiente.
Segundo o gerente, o pavimento em concreto é recomendado para qualquer tipo de via e o que altera cada uma são as atribuições técnicas para adaptação para os diferentes trechos e tráfegos. Entre os exemplos apresentados estão alguns dos corredores para trânsito de ônibus de Curitiba e a duplicação da BR-101 Nordeste, um grande corredor rodoviário do Brasil.
(Matéria: Pref. de Irati).