Prefeitura estuda aplicação de pavimentação com concreto em Irati

31 de janeiro de 2023 às 15:50

A Prefeitura de Irati iniciou os estudos técnicos para viabilizar pavimentações com concreto, principalmente na área rural do município. Na última semana, as secretarias de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, de Obras e Serviços Rurais e Obras e Serviços Urbanos, participaram de uma palestra técnica com o gerente da Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland, Alexsander Maschio.

De acordo com o prefeito, Jorge Derbli, inicialmente, será feito um teste em uma estrada rural para analisar tecnicamente. “Estamos buscando alternativas viáveis e de qualidade. É uma pavimentação já aplicada em várias cidades, a custo menor e durabilidade maior”, explica.

Maschio, fala que há várias vantagens na pavimentação de concreto. Entre elas, maior durabilidade do que soluções convencionais. “É uma pavimentação que passa de 30 anos, com poucas deformidades, que exige pouca manutenção. Além disso, é mais barata do que com asfalto”.

Outras vantagens, de acordo com Maschio, é a segurança, pela redução de distância de frenagem, e a sustentabilidade, com redução da temperatura do pavimento de aproximadamente 20º C e, por consequência, diminuição na temperatura ambiente.

Segundo o gerente, o pavimento em concreto é recomendado para qualquer tipo de via e o que altera cada uma são as atribuições técnicas para adaptação para os diferentes trechos e tráfegos. Entre os exemplos apresentados estão alguns dos corredores para trânsito de ônibus de Curitiba e a duplicação da BR-101 Nordeste, um grande corredor rodoviário do Brasil.

(Matéria: Pref. de Irati).

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Chuviscos
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024