Senadores tomam posse em sessão rápida

1 de fevereiro de 2023 às 16:42

Os 27 senadores eleitos em outubro do ano passado tomaram posse hoje (1º) no plenário do Senado. A posse ocorreu na chamada reunião preparatória para a primeira sessão legislativa. Nas eleições passadas um terço da Casa foi renovado. Os outros dois terços serão renovados em 2026. Cada um dos 27 senadores eleitos no ano passado firmaram, em poucas palavras, seu compromisso com o país e com seus estados. Foi uma sessão curta, de ritos protocolares, e durou cerca de meia hora.

Alguns senadores eleitos foram escolhidos pelo presidente Lula para compor o primeiro escalão do governo. Flávio Dino (PSB-MA) foi escolhido ministro da Justiça; Wellington Dias (PT-PI) é o novo ministro do Desenvolvimento Social; Camilo Santana (PT-CE), o ministro da Educação; e Renan Filho (MDB-AL), ministro dos Transportes.

Segundo a Constituição, o parlamentar que assume cargo de ministro não perde o mandato no Congresso Nacional. Logo após serem empossados como senadores, os quatro devem retornar aos ministérios e deixar as cadeiras com os suplentes de cada chapa.

Em seguida começará a segunda reunião preparatória, destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos. Concorrem ao cargo o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Rogério Marinho (PL-RN), que acabou de ser empossado, e Eduardo Girão (Podemos-CE).

(Matéria: Ag. Brasil/ Foto: Marcello Casal Jr.).

Prudentópolis
28º
Tempo nublado
Ponta Grossa
24º
Parcialmente nublado
Guarapuava
26º
Parcialmente nublado
Curitiba
27º
Parcialmente nublado
Londrina
33º
Parcialmente nublado
União da Vitória
28º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de José Volaniuk (75 anos)
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunica o falecimento
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Serafina Senetra (96 anos)
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É  com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Sofia Cerino Pereira (83 anos)
  • Inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Guamiranga começam segunda (03)
  • Papa deverá ter alta neste sábado (01)
  • Emprego: confira as vagas disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis para próxima semana
  • IAT libera no sábado a colheita e venda do pinhão, mas reforça condição de maturação
  • Equipe do IAT resgata lobo-guará atropelado em rodovia dos Campos Gerais
  • Casais de Prudentópolis trocam alianças em casamento coletivo, em Curitiba