Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica

1 de fevereiro de 2023 às 17:47

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) estão com 690 vagas disponíveis para cursos presenciais de graduação em turmas especiais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). As oportunidades são exclusivas para a licenciatura de professores em exercício profissional na rede pública, no âmbito da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.

Os interessados têm até 7 de fevereiro para efetivar a inscrição e atualizar os currículos, diretamente na plataforma de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). As inscrições serão validadas pelas respectivas secretarias municipais de educação.

O programa possibilita uma segunda licenciatura para professores que trabalham fora da área de formação, assim como uma formação pedagógica para os docentes graduados nas modalidades de bacharelado e tecnologia, que atuam em cursos profissionalizantes de escolas públicas. No ato da inscrição, o profissional da educação deve observar as áreas em que necessitam de formação, de acordo com as disciplinas que já aplicam em sala de aula e com as informações do currículo cadastrado.

A professora Zuleika Piassa, do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UEL, destaca a importância da educação continuada. “Os professores precisam continuar estudando e ampliando os conhecimentos para atender o dinamismo das escolas e demandas da educação. Os estudantes, cada vez mais, se diferenciam das gerações anteriores com novos conhecimentos, principalmente em relação às tecnologias e mídias sociais, de forma que os professores precisam se atualizar para dialogar e compreender essas experiências e ajudar no desenvolvimento dos alunos”, afirma a docente, que atua no Departamento de Educação.

CURSOS

No Norte do Paraná, a UEL oferta 320 vagas distribuídas entre os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Música, Pedagogia e Química. No Norte Pioneiro, a UENP disponibiliza 160 vagas para Ciências Biológicas no campus de Bandeirantes e para os cursos de Letras Português-Inglês, Matemática e Pedagogia no campus de Jacarezinho.

Na região Noroeste, a UEM oferta 130 vagas para graduação em História, Música (habilitação em Educação Musical) e Pedagogia. No Oeste do Estado, a Unioeste tem 80 vagas para os cursos de Pedagogia e Letras Português e Literatura, ambos no campus de Cascavel, e licenciatura em Pedagogia no campus de Foz do Iguaçu.

Além das instituições estaduais de ensino superior, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) somam 100 vagas no programa, sendo 40 oportunidades no curso de Ciências Sociais e 60 em Pedagogia, respectivamente.

PROGRAMA

Idealizado pelo MEC, o Parfor integra a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, com a finalidade de qualificar esses professores. O programa promove o acesso de docentes de todo o Brasil à educação superior, em conformidade com a Lei nº 9.394/1996, popularmente conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Serviço:

Pré-inscrição: até 7 de fevereiro – AQUI

Resultado preliminar: 17 de abril

Resultado final: até 12 de maio

Matrículas: 15 de maio a 30 de junho

Início das aulas: de acordo com os calendários acadêmicos das universidades

(Matéria: AENPr/Foto: SETI).

Prudentópolis
21º
Tempo limpo
Ponta Grossa
22º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Otávio Swaretz aos 58 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Ana Dobrowolski Kaminski.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • Municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro recebem notebooks do Talento Tech
  • A Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes da Unicentro reabriu as inscrições para as vagas de moradia estudantil em Irati.
  • Junho Laranja: Saúde alerta para riscos de queimaduras nas festas juninas
  • Conselho dos povos e comunidades tradicionais é eleito em conferência
  • Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia
  • IAT cria macrorregionais para intensificar o monitoramento de poluição atmosférica