Deputada Cristina Silvestri toma posse e assume espaço inédito na mesa diretora da Assembleia Legislativa

2 de fevereiro de 2023 às 08:25

A parlamentar iniciou o terceiro mandato nesta quarta-feira (1°)

Nesta quarta-feira (1°), a deputada estadual Cristina Silvestri tomou posse e iniciou o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ela também conquistou, de forma inédita, uma cadeira na mesa diretora, que é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa.

“Pela primeira vez, iniciamos uma legislatura com a obrigatoriedade da participação feminina na mesa. Isso é resultado da nossa luta pela representatividade das mulheres na política e uma conquista histórica para o Paraná”, comemora a deputada Cristina.

A presença de pelo menos uma deputada na mesa diretora, hoje prevista no regimento interno da Alep, foi proposta por uma resolução apresentada pela deputada Cristina e aprovada pelas deputadas e deputados em agosto de 2022. Na prática, a regra começou a valer este ano, com o início da nova legislatura.

“Agradecemos ao presidente Traiano e aos demais parlamentares pela sensibilidade e apoio. Depois de 13 anos, voltamos a ter a presença feminina na composição da mesa e viemos para ficar.

Nesta legislatura em especial temos, pela primeira vez, a participação de duas deputadas”, comenta Cristina Silvestri, terceira-vice-presidente da Alep. A deputada Maria Victória é a segunda-secretária.

Esta também é a primeira vez, nos 169 anos de história da Alep, que o Legislativo Paranaense conta com a bancada feminina formalizada no regimento interno. A criação do órgão também foi uma sugestão de autoria da deputada Cristina. O grupo é composto atualmente por dez deputadas, o maior número parlamentares mulheres de todos os tempos.

TRAJETÓRIA

Natural de Guarapuava, Cristina Silvestri se tornou, em 2015, a primeira mulher eleita deputada na região central do Paraná. Os direitos femininos, agricultura, saúde, esporte e segurança estão entre as bandeiras defendidas por ela nos dois primeiros mandatos.

”Daremos continuidade ao nosso trabalho, honrando mais uma vez a confiança que os paranaenses depositaram no nosso projeto”, declarou a parlamentar. Ela foi reeleita em 2022 com 45.202 votos.

Cristina e os demais 53 deputados estaduais foram empossados durante a sessão solene realizada no plenário da Alep.

Em seguida, foi realizada a primeira sessão plenária da nova legislatura, que aprovou, por unanimidade, a nova mesa executiva da Casa.

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
27º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Otávio Swaretz aos 58 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Ana Dobrowolski Kaminski.
  • Ação por ato de improbidade administrativa proposta pelo MP resulta na condenação de vereador de Guarapuava à perda do cargo
  • É amanhã, Super Sexta OdontoTop! Todas as unidades do Hospital do Dente estarão abertas até meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
  • Encontro de delegados da Receita Estadual aborda reforma tributária e conformidade fiscal
  • Transparência e agilidade nos serviços: Adapar lança sistemas de Business Intelligence
  • VBP Agropecuário do Paraná cresce 11% em 2023 e alcança R$ 197,8 bilhões
  • Emissão de notas fiscais cresce quase 10% em um ano no Paraná