Gaeco cumpre mandados em investigação de fraude em vestibulares de universidades estaduais

6 de fevereiro de 2023 às 14:36

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu neste domingo, 5 de fevereiro, três mandados de busca e apreensão no âmbito de investigação sobre possível esquema de fraudes em concursos vestibulares de universidades estaduais do Paraná.

As investigações sobre o caso tiveram início em dezembro de 2022, a partir de representação formulada pela reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que verificou uma possível tentativa de fraude no vestibular da instituição por meio da utilização de aparelho de telefone celular para transmissão das questões – na oportunidade, o candidato foi desclassificado. No curso das apurações, ficou demonstrado que o suspeito é professor de um cursinho preparatório para vestibular em Irati e que já havia tentado a mesma fraude outras vezes. Verificou-se ainda que ele estava inscrito para o vestibular do curso de Medicina de 2023 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – cujas provas foram aplicadas neste domingo (5) –, o que indicou a possível existência de uma organização criminosa.

Expedidas pela Vara Criminal de Irati, as ordens judiciais foram cumpridas em endereços residenciais de Irati e Ponta Grossa, além de um mandado de busca pessoal em Curitiba, logo após o suspeito deixar o local onde realizava o vestibular.

Foto: reprodução

Apreensões

Foram apreendidos documentos, telefones celulares e computadores. Com o investigado, foram localizados um telefone celular, um ponto eletrônico e um microfone oculto em uma tampa de caneta, equipamentos que seriam utilizados para transmitir e receber informações durante a realização do vestibular.
Com base nos elementos identificados, o Ministério Público dará prosseguimento à investigação, identificando eventuais outros integrantes do grupo e possíveis candidatos que se beneficiaram com o esquema fraudulento. As instituições de ensino lesadas com a conduta da organização serão comunicadas para que possam tomar as providências que entenderem cabíveis.

(Matéria: Ministério Público do Paraná*).

(

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
27º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Otávio Swaretz aos 58 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Ana Dobrowolski Kaminski.
  • Ação por ato de improbidade administrativa proposta pelo MP resulta na condenação de vereador de Guarapuava à perda do cargo
  • É amanhã, Super Sexta OdontoTop! Todas as unidades do Hospital do Dente estarão abertas até meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
  • Encontro de delegados da Receita Estadual aborda reforma tributária e conformidade fiscal
  • Transparência e agilidade nos serviços: Adapar lança sistemas de Business Intelligence
  • VBP Agropecuário do Paraná cresce 11% em 2023 e alcança R$ 197,8 bilhões
  • Emissão de notas fiscais cresce quase 10% em um ano no Paraná