Unicentro e SAE promovem campanha de prevenção ao HIV

6 de fevereiro de 2023 às 17:11

Folia com saúde! É com este slogan que a campanha do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e a UNICENTRO, reforçam a importância do uso de preservativo nas relações sexuais, durante as festas do Carnaval. Por isso, este ano, a campanha busca a conscientização da população, e pressupõe as festas com saúde, alertando por meio de uma extensa programação, que a contaminação ocorre durante todo o ano e que além disso, é preciso ficar atento com todos os cuidados. As atividades começam na segunda-feira (13) e seguem até a sexta-feira (17) de fevereiro.

“As datas comemorativas servem para lembrar dos cuidados necessários. Na campanha deste ano, o enfoque está na prevenção da transmissão de HIV e outras infecções que ocorrem pelo contato sexual. Portanto, é uma prevenção combinada. Este tipo de prevenção, relaciona ações contra o HIV, apresentando a importância de se precaver das demais IST e hepatites virais. Ademais, traz ações combinadas levando em consideração as características individuais de cada pessoa. A ideia é oferecer um cardápio de opções para que a pessoa decida qual é o melhor ou possível método de prevenção para aquele momento da vida”, destaca a enfermeira do SAE, Angela Maria de Camargo.

Entre os métodos que podem ser combinados, estão: a testagem regular para o HIV, que pode ser realizada gratuitamente no SAE ou em um Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima; profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV; preservativo e gel lubrificante; prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver a transmissão do vírus para o bebê); tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para a hepatite B, e a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas.

Como parte da programação de prevenção em Guarapuava, as equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) irão promover, de 13 a 17 de fevereiro, ações para distribuição de folders e de preservativos; realização de Live em parceria com a UNICENTRO, com os temas: testagem rápida, uso correto de preservativos, pílula do dia seguinte, PEP e PREP; também em parceria com a UNICENTRO, realizam o “Carnaval Seguro”, com testagens rápidas e distribuição de preservativos na Unidade Escola de Enfermagem do CEDETEG; assim como, palestra sobre sexualidade e prevenção no CAPS Ad Guarapuava.

Atendimento SAE

O Sae realiza em média 700 testes rápidos por mês, oferece tratamento gratuito para HIV, distribui preservativo, realiza orientações e palestras, além de atender casos referentes à PEP e PREP, que juntos constituem os pilares da prevenção combinada.

De acordo com o Serviço de Atendimento Especializado, nos últimos anos, percebeu-se um aumento de diagnósticos na população jovem, seja entre heterossexuais ou homossexuais. Todavia, mantém-se uma característica dos últimos 10 anos: a maioria das pessoas se contaminou durante uma relação estável, tais como namoro, casamento, dentre outros, ou seja, como uma pessoa de confiança. Em 2021, foram 56 novos diagnósticos de HIV e, em 2022 foram registrados 68 casos.

Já nos primeiros 20 dias úteis de janeiro de 2023, foram registrados 12 novos casos de HIV, e a maioria dos casos se concentra na população jovem e adultos jovem, o que leva a campanha deste ano a ser focada na prevenção da transmissão de HIV e infecções sexualmente transmissíveis por meio da prevenção combinada.

Serviço:

O SAE realiza testagem rápida o ano todo, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Endereço:  Rua Presidente Getúlio Vargas, n° 1981 – Centro.

(Matéria: Pref. de Guarapuava*).

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
11º
Parcialmente nublado
Londrina
16º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis