Cloara Pinheiro assume procuradoria da mulher; Mabel Canto é a líder da bancada feminina

8 de fevereiro de 2023 às 08:43
A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) vai comandar a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná. Ela assume a vaga deixada pela deputada Cristina Silvestri (PSDB).

Já a deputada Mabel Canto (PSDB) será a primeira líder da Bancada Feminina da Assembleia, criada pela resolução 11/2022, que formalizou o grupo das parlamentares e garantiu a presença das deputadas em cargos de direção na Mesa Diretora do Legislativo.

Os anúncios foram feitos na sessão plenária desta terça-feira (07) pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).

Cloara Pinheiro disse que vai continuar o trabalho desenvolvido pela Procuradoria. “É um desafio continuar o belíssimo trabalho da deputada Cristina Silvestri.

Sou assistente social de profissão. Trabalhei por 16 anos com as causas femininas. Durante esses anos este foi o meu tema: a diferença e o assédio contra as mulheres.

Então, quando fui convidada, soube que esta é a minha missão. Com a Procuradoria, vamos visitar todo o Paraná”, afirmou.

Já a deputada Mabel Canto lembrou que a Bancada vai garantir mais um espaço dentro da Assembleia na defesa dos direitos da mulher.

“Tivemos muito trabalho para que mais mulheres ocupassem este plenário, que será um espaço de fala diário de todas as nossas deputadas. Este será um lugar para trazer as reivindicações e problemas que as mulheres passam, lutando sempre por mais direitos”, comentou Mabel Canto.

Avanços

Ao fazer um balanço sobre o trabalho a frente da Procuradoria, a deputada Cristina Silvestri destacou os avanços na defesa da mulher e a importância da criação da Bancada e a garantia da participação feminina na Mesa Diretora. “Assumi a Procuradoria com muita garra e vontade.

Trabalhei incansavelmente pelas politicas públicas em defesa da mulher. A Procuradoria foi a maior conquista da legislatura passada.

Levamos este trabalho a mais de 160 municípios do Paraná. Tivemos muito avanço para coibir a violência política contra a mulher e para evitar a violação dos direitos. Provamos o nosso protagonismo nas causas femininas”, avaliou.

Nos últimos quatro anos de trabalho, a Procuradoria capitaneou a aprovação de 34 leis e fechou o período com 108 projetos de lei em tramitação, 263 atendimentos, 109 procuradorias municipais instaladas e outras 50 em processo de instalação.

Entre as principais Leis aprovadas estão a que instituiu o sinal vermelho, com um X na mão, que identificasse uma situação de agressão; o combate à pobreza menstrual; o Selo Estadual Empresa pela Mulher; a presença de doulas nas maternidades até a alta hospitalar; e o direito a um acompanhante para gestantes e puérperas da entrada na maternidade até a alta hospitalar.

A atual legislatura conta com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior história. No último período legislativo, eram cinco. Integra o grupo as deputadas Marcia Huçulak (PSD), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto, Cristina Silvestri, Cloara Pinheiro e Marli Paulino (Solidariedade).

 

Prudentópolis
11º
Tempo nublado
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo nublado
Curitiba
Neblina
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • Mais R$ 5,5 milhões da indenização da Petrobras irão para novos projetos ambientais
  • Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC
  • Com novo comitê, Paraná atinge 100% de cobertura das regiões hídricas do Estado
  • Estado reforça apoio aos municípios para mulheres, igualdade racial e idosos
  • Adapar adere à programa nacional para acesso a imagens de alta resolução
  • Piana apresenta potenciais logísticos e turísticos para nova cônsul do Paraguai