Artagão Júnior é escolhido para comandar a corregedoria da Assembleia

9 de fevereiro de 2023 às 10:08

O deputado Artagão Júnior (PSD) foi anunciado na terça-feira (07), durante a sessão plenária, como o novo corregedor da Assembleia Legislativa do Paraná.

O parlamentar substitui o deputado Ricardo Arruda (PL). A Corregedoria tem a função de garantir que as determinações do Regimento Interno, do Código de Ética e do Decoro Parlamentar da Casa sejam cumpridas integralmente pelos deputados estaduais.

O nome de Artagão Junior foi escolhido após reunião entre os líderes partidários e aprovado pelos demais parlamentares. O anuncio foi feito pelo presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD).

Para Artagão Junior, a função é extremamente importante para garantir a boa relação entre os parlamentares e o bom funcionamento dos trabalhos da Assembleia Legislativa.

“A responsabilidade é muito grande, pois temos o papel de administrar as questões inerentes aos parlamentares, como problemas entre os mesmos, denúncias feitas em relação às atividades dos parlamentares e até mesmo a situação de controle de ações de segurança dentro da Assembleia, uma vez que a Mesa nos determine para isso”, explicou.

O parlamentar se disse pronto para assumir o posto. “Essa sempre foi uma função emblemática, exercida pelos deputados mais experientes, com um nível de conhecimento.

O corregedor é o guardião do Regimento Interno e do Código de Ética da Assembleia. Então é uma função de grande responsabilidade.

É preciso ter equilíbrio, bom senso e muito jogo de cintura. Ao mesmo tempo é preciso firmeza para fazer de nosso Regimento a normativa que conduza a ação de todos os parlamentares”, afirmou.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, entre as responsabilidades da Corregedoria está a de apurar denúncias atribuídas aos parlamentares, que podem sofrer diferentes medidas que vão desde advertência até a perda do mandato.

Também compete ao órgão dar cumprimento às determinações da Mesa Executiva referentes à segurança interna e externa da Casa, supervisionar a proibição de porte de arma, com poderes para revistar e desarmar, além de abrir sindicância sobre denúncia de ilícitos envolvendo deputados.

Ao corregedor também cabe baixar determinações para prevenir perturbações da ordem e da disciplina no Legislativo. Em caso de delito cometido por deputado na Assembleia, é função do corregedor presidir o inquérito instaurado para apuração dos fatos.

Prudentópolis
25º
Chuva
Ponta Grossa
25º
Tempo nublado
Guarapuava
26º
Parcialmente nublado
Curitiba
28º
Tempo nublado
Londrina
31º
Parcialmente nublado
União da Vitória
31º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde comunicam o falecimento de Nair Mazepa Sybrux (67 anos)
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde comunicam o falecimento de João Silvestre Ribeiro (68 anos)
  • É com pesar que comunicamos o falecimento
  • É com pesar que o PAF e a Funerária Anjo Gabriel comunicam o falecimento de Egide Maria Prates (71 anos)
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano Uni-Paz comunicam o falecimento de Elizandro Saplak (44 anos)
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saúde comunicam o falecimento de Oreste Chmilouski (82 anos)
  • Estado inicia obras de conservação na PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira
  • Vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis nesta segunda (20)
  • Polícia Militar de Prudentópolis atende acidente envolvendo três veículos no Jardim Cidade
  • Coleta de lixo eletrônico é neste sábado (18), na Sede Mariana
  • Estágio da Unicentro em Fonoaudiologia promove grupos de acolhimento a mulheres idosas de Irati
  • Após chuvas de verão, Simepar prevê outono típico no Paraná, com variações de temperatura