Guto Silva entrega pleitos do Paraná à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

10 de fevereiro de 2023 às 09:42

O secretário de Planejamento Guto Silva esteve em Brasília na tarde desta quarta-feira (8), onde se encontrou com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Ele levou à ministra detalhes dos três pleitos principais do Governo do Paraná para este início do segundo mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, apresentadas também em ofícios encaminhados ao governo federal.

Entre as demandas, foi destacada a questão do Anexo C, do Tratado de Itaipu, que envolve o fim do financiamento da usina e o desejo pelo Estado de acessar uma parte dos novos recursos, o que pode ter um impacto econômico importante para o Paraná.

Também foram expostos dois outros pleitos, referentes a grandes obras estruturantes: a Nova Ferroeste, assunto que o Estado tem colocado muita energia e que é obra estratégica para ampliar a logística de escoamento da produção agrícola, e o custeio das rodovias federais que compõem o antigo Anel de Integração.

“Além desses pleitos, detalhei projetos e obras estruturantes anunciadas no pacote À Frente Paraná e as que compõem o novo Banco de Projetos. O Paraná tem conseguido realizar uma importante transformação nessa área e essa é uma pauta que a ministra precisa conhecer. Ela pode ajudar com a inclusão de novos projetos do Estado no orçamento da União”, diz Guto Silva.

Segundo o secretário, também foi discutido com a ministra o Plano Plurianual (PPA), uma das principais ferramentas de planejamento do Governo do Estado, que terá sua metodologia aprimorada para o quadriênio 2024-2027.

“Este é o instrumento de planejamento a médio e longo prazo, então trazer para Brasília esse tema é importante para que a gente possa colocar em sintonia o PPA do Estado em relação à análise e planejamento do governo federal”, finaliza Silva.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o secretário Rogério Carboni, de Desenvolvimento Social e Família, Rubens Bueno II, chefe do Escritório de Representação do Governo do Estado do Paraná em Brasília, o deputado federal Beto Preto, o deputado estadual Annibelli Neto, e o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac.

Prudentópolis
10º
Tempo limpo
Ponta Grossa
11º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo limpo
Curitiba
14º
Tempo nublado
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • XIII FENAFEP de Prudentópolis já tem programação divulgada. Confira!!!
  • Fazenda recebe técnicos do BID para avaliação de avanços na gestão fiscal do Paraná
  • Anjo Inovador: inscrições para programa de incentivo a startups encerram na próxima segunda
  • Governador assina decreto de nomeação de 1.106 professores para rede estadual
  • 47 cidades aderiram ao incentivo do Estado para atendimento da população em situação de rua
  • Marcha para Jesus em Guarapuava reuniu milhares de fiéis na Praça Cleve neste sábado (18)