Educação especial: Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Zilda Arns deve auxiliar professores de Prudentópolis

14 de fevereiro de 2023 às 16:53

Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2022 o ensino fundamental alcançou mais de 1,3 milhão de matrículas no Paraná.

Com o número expressivo de alunos, alguns aspectos devem ser levados em consideração para um ensino democrático e de qualidade, como a educação especial prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Nesses casos, é importante compreender como a modalidade de ensino especial é formada para conseguir proporcionar o melhor aos alunos.

“Segundo a LDB, esses estudantes, que são o público alvo da educação especial, são aqueles alunos que possuem algum tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, ou altas habilidades e superdotação. Como modalidade de ensino, a educação especial é transversal… Ou seja, ela está presente desde a educação infantil, até no ensino médio e em outras modalidades”, explicou em entrevista a pedagoga que atua na Secretaria de Educação de Prudentópolis, Gilmara Miketchen Lucaski.

Para a pedagoga, a educação especial valoriza a diferença como um elemento central para o aprendizado. Por isso, as atividades lúdicas fazem parte da educação inclusiva, e os professores têm o objetivo de levar aos alunos tarefas prazerosas, mas também desafiadoras ao perfil dos estudantes.

“Essas atividades devem ser sempre estimuladoras, significativas, que despertem o interesse e aprendizagem (…) me refiro a jogos, brincadeiras… Tudo aquilo que o aluno consegue fazer”, complementou Gilmara.

Educação infantil e Sala de Recursos Multifuncionais

De acordo com a Prefeitura de Prudentópolis, o município vai receber a primeira sala multifuncional do estado para o ensino infantil. A novidade foi anunciada no início de fevereiro, na cerimônia de abertura do ano letivo, no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras. O ambiente vai ser implantado na Escola Zilda Arns.

Conforme a pedagoga, é importante relembrar que a sala multifuncional não é um reforço, e sim um programa que busca potencializar o ensino dos alunos da educação especial. “A sala de recursos vem com o intuito de auxiliar o trabalho do professor de sala de aula… Elas devem sempre andar em sintonia”, reforçou Gilmara.

Dessa maneira, com local, preparo, incentivo e respeito, a educação tende a ser cada vez mais inclusiva, como necessita.

(Redação Nossa Gente, Samilli Penteado*)

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Inez Sueli Conrado Bonetti aos 66 anos de idade.
  • Prefeitura de Prudentópolis lamenta a morte do ex vereador Bodan Antonio
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava