Educação especial: Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Zilda Arns deve auxiliar professores de Prudentópolis

14 de fevereiro de 2023 às 16:53

Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2022 o ensino fundamental alcançou mais de 1,3 milhão de matrículas no Paraná.

Com o número expressivo de alunos, alguns aspectos devem ser levados em consideração para um ensino democrático e de qualidade, como a educação especial prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Nesses casos, é importante compreender como a modalidade de ensino especial é formada para conseguir proporcionar o melhor aos alunos.

“Segundo a LDB, esses estudantes, que são o público alvo da educação especial, são aqueles alunos que possuem algum tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, ou altas habilidades e superdotação. Como modalidade de ensino, a educação especial é transversal… Ou seja, ela está presente desde a educação infantil, até no ensino médio e em outras modalidades”, explicou em entrevista a pedagoga que atua na Secretaria de Educação de Prudentópolis, Gilmara Miketchen Lucaski.

Para a pedagoga, a educação especial valoriza a diferença como um elemento central para o aprendizado. Por isso, as atividades lúdicas fazem parte da educação inclusiva, e os professores têm o objetivo de levar aos alunos tarefas prazerosas, mas também desafiadoras ao perfil dos estudantes.

“Essas atividades devem ser sempre estimuladoras, significativas, que despertem o interesse e aprendizagem (…) me refiro a jogos, brincadeiras… Tudo aquilo que o aluno consegue fazer”, complementou Gilmara.

Educação infantil e Sala de Recursos Multifuncionais

De acordo com a Prefeitura de Prudentópolis, o município vai receber a primeira sala multifuncional do estado para o ensino infantil. A novidade foi anunciada no início de fevereiro, na cerimônia de abertura do ano letivo, no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras. O ambiente vai ser implantado na Escola Zilda Arns.

Conforme a pedagoga, é importante relembrar que a sala multifuncional não é um reforço, e sim um programa que busca potencializar o ensino dos alunos da educação especial. “A sala de recursos vem com o intuito de auxiliar o trabalho do professor de sala de aula… Elas devem sempre andar em sintonia”, reforçou Gilmara.

Dessa maneira, com local, preparo, incentivo e respeito, a educação tende a ser cada vez mais inclusiva, como necessita.

(Redação Nossa Gente, Samilli Penteado*)

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Parcialmente nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Otávio Swaretz aos 58 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Ana Dobrowolski Kaminski.
  • IAT devolve à natureza tamanduá-mirim encontrado por moradores em General Carneiro
  • Ação por ato de improbidade administrativa proposta pelo MP resulta na condenação de vereador de Guarapuava à perda do cargo
  • É amanhã, Super Sexta OdontoTop! Todas as unidades do Hospital do Dente estarão abertas até meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
  • Encontro de delegados da Receita Estadual aborda reforma tributária e conformidade fiscal
  • Transparência e agilidade nos serviços: Adapar lança sistemas de Business Intelligence
  • VBP Agropecuário do Paraná cresce 11% em 2023 e alcança R$ 197,8 bilhões