Procon alerta para medida cautelar proibindo a venda de pomadas para cabelos

14 de fevereiro de 2023 às 17:49

O Procon de Guarapuava, em conjunto com o Procon Paraná, divulgou uma nota técnica orientando os consumidores quanto à medida cautelar emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que proíbe a comercialização de pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos. Ao todo, 3154 marcas de produtos estão com a venda suspensa.

Desde 2022, a Anvisa vem recebendo relatos de pessoas que tiveram as seguintes reações: Cegueira temporária; Ardência nos olhos; Lacrimejamento intenso; Coceira; Inchaço ocular; Dor de cabeça e Lesão na córnea.

Houve a interdição de algumas marcas. Agora, a publicação de medida cautelar abrange todas as marcas. Aproximadamente 700 pessoas no Rio de Janeiro e Pernambuco relataram problemas em razão do uso dos produtos.

“Trata-se de medida cautelar e não definitiva, a Anvisa está investigando. Os produtos interditados não podem ser distribuídos, comercializados ou expostos para a venda em nenhum tipo de estabelecimento. O Procon iniciará uma fiscalização para garantir que os produtos não circulem e nem estejam expostos à venda”, destacou a coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche.

O Procon ainda orienta ao consumidor que possua o produto em casa deixe de usá-lo, sob pena de trazer riscos à saúde, assim como os salões de beleza e barbearias.

“Caso o consumidor tenha alguma reação decorrente do uso desse tipo de produto, deverá reportar junto à ANVISA ou ao Procon. Além disso, deve guardar todos os comprovantes de gastos que eventualmente tenha em razão da reação (laudos médicos, nota fiscal de medicamentos, atendimento médico, entre outros)”, finalizou Luana.

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
27º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Otávio Swaretz aos 58 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Ana Dobrowolski Kaminski.
  • Ação por ato de improbidade administrativa proposta pelo MP resulta na condenação de vereador de Guarapuava à perda do cargo
  • É amanhã, Super Sexta OdontoTop! Todas as unidades do Hospital do Dente estarão abertas até meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
  • Encontro de delegados da Receita Estadual aborda reforma tributária e conformidade fiscal
  • Transparência e agilidade nos serviços: Adapar lança sistemas de Business Intelligence
  • VBP Agropecuário do Paraná cresce 11% em 2023 e alcança R$ 197,8 bilhões
  • Emissão de notas fiscais cresce quase 10% em um ano no Paraná