Unicentro fortalece parceria com universidade alemã para estudar manejo florestal

14 de fevereiro de 2023 às 09:06

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF), receberá novas bolsas de estudo e recursos para missões de trabalho de pesquisadores na Alemanha. As bolsas são para doutorado-sanduíche (em que o estudante pode fazer parte do curso em outra instituição) e pós-doutorado naquele país.

A verba, que possibilitará o avanço de estudos na área de manejo florestal, vem da aprovação de uma proposta de pesquisa no último edital do Programa Brasil-Alemanha, o Probral.

O convênio de cooperação internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) visa o fomento de pesquisas científicas conjuntas entre instituições de ensino superior brasileiras e alemãs.

Intitulado “Inovações tecnológicas no manejo e na produção de energia sustentável em Floresta com Araucária”, o projeto é fruto de uma parceria da Unicentro com a Universidade de Rottenburg. Desde 2010, as instituições têm trabalhado juntas em pesquisas sobre manejo e recuperação florestal.

O projeto prevê o desenvolvimento de oito teses de doutorado e quatro pesquisas de pós-doutorado, com início entre 2023 e 2026, relacionadas ao manejo de espécies exóticas, criação de novos modelos de recuperação ambiental e aproveitamento de biomassa para produção de biocombustíveis e geração de energia.

“É um projeto importante porque, acima de tudo, amplia as parcerias que já temos com os pesquisadores da Alemanha e contribui também para inserção dos nossos estudantes lá fora, amplia a produção científica e a internacionalização”, afirma o coordenador do PPGF, professor Eduardo da Silva Lopes.

De acordo com ele, a parceria com a instituição alemã fortalecerá a investigação dessas temáticas. “A Universidade de Rottenburg é grande referência na área do manejo e na área de energia de biomassa.

O objetivo é os professores de lá colaborarem conosco nessas pesquisas e, ao mesmo tempo, nossos doutores e alunos de doutorado conhecerem o que está sendo feito lá fora, buscarem novas tecnologias e trazerem isso aqui para o Brasil”, explica.

A mobilidade acadêmica também oportunizará que estudantes alemães realizem parte de suas pesquisas na Unicentro.

Já as missões de trabalho serão destinadas aos docentes do programa de pós-graduação envolvidos no projeto. Segundo o coordenador, a previsão é que ocorram duas viagens de curta duração para Alemanha nos próximos anos.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Otávio Swaretz aos 58 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Ana Dobrowolski Kaminski.
  • IAT devolve à natureza tamanduá-mirim encontrado por moradores em General Carneiro
  • Ação por ato de improbidade administrativa proposta pelo MP resulta na condenação de vereador de Guarapuava à perda do cargo
  • É amanhã, Super Sexta OdontoTop! Todas as unidades do Hospital do Dente estarão abertas até meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
  • Encontro de delegados da Receita Estadual aborda reforma tributária e conformidade fiscal
  • Transparência e agilidade nos serviços: Adapar lança sistemas de Business Intelligence
  • VBP Agropecuário do Paraná cresce 11% em 2023 e alcança R$ 197,8 bilhões