Unicentro fortalece parceria com universidade alemã para estudar manejo florestal

14 de fevereiro de 2023 às 09:06

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF), receberá novas bolsas de estudo e recursos para missões de trabalho de pesquisadores na Alemanha. As bolsas são para doutorado-sanduíche (em que o estudante pode fazer parte do curso em outra instituição) e pós-doutorado naquele país.

A verba, que possibilitará o avanço de estudos na área de manejo florestal, vem da aprovação de uma proposta de pesquisa no último edital do Programa Brasil-Alemanha, o Probral.

O convênio de cooperação internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) visa o fomento de pesquisas científicas conjuntas entre instituições de ensino superior brasileiras e alemãs.

Intitulado “Inovações tecnológicas no manejo e na produção de energia sustentável em Floresta com Araucária”, o projeto é fruto de uma parceria da Unicentro com a Universidade de Rottenburg. Desde 2010, as instituições têm trabalhado juntas em pesquisas sobre manejo e recuperação florestal.

O projeto prevê o desenvolvimento de oito teses de doutorado e quatro pesquisas de pós-doutorado, com início entre 2023 e 2026, relacionadas ao manejo de espécies exóticas, criação de novos modelos de recuperação ambiental e aproveitamento de biomassa para produção de biocombustíveis e geração de energia.

“É um projeto importante porque, acima de tudo, amplia as parcerias que já temos com os pesquisadores da Alemanha e contribui também para inserção dos nossos estudantes lá fora, amplia a produção científica e a internacionalização”, afirma o coordenador do PPGF, professor Eduardo da Silva Lopes.

De acordo com ele, a parceria com a instituição alemã fortalecerá a investigação dessas temáticas. “A Universidade de Rottenburg é grande referência na área do manejo e na área de energia de biomassa.

O objetivo é os professores de lá colaborarem conosco nessas pesquisas e, ao mesmo tempo, nossos doutores e alunos de doutorado conhecerem o que está sendo feito lá fora, buscarem novas tecnologias e trazerem isso aqui para o Brasil”, explica.

A mobilidade acadêmica também oportunizará que estudantes alemães realizem parte de suas pesquisas na Unicentro.

Já as missões de trabalho serão destinadas aos docentes do programa de pós-graduação envolvidos no projeto. Segundo o coordenador, a previsão é que ocorram duas viagens de curta duração para Alemanha nos próximos anos.

Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
23º
Tempo limpo
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
22º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis