Hospital Regional de Guarapuava poderá ampliar atendimentos com estudantes da área de saúde

15 de fevereiro de 2023 às 15:48

O Hospital Regional de Guarapuava, na região central do Paraná, deverá ampliar o atendimento com atuação e estágio de estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde. Nesta terça-feira (14), o Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), iniciou articulação para cooperação técnica e atividades de ensino na unidade hospitalar.

Atualmente ela conta com 30 leitos de enfermaria e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A expectativa é de que haja um aumento, no primeiro momento, de mais 20 leitos, sendo dez enfermarias e dez para a saúde mental. Depois, em uma segunda fase, poderão ser abertos 20 leitos cirúrgicos para suporte às demandas de cirurgia geral.

Essa ampliação deve acontecer de forma gradual, com impacto positivo, também, na oferta de exames complementares, como endoscopia, ecografia, tomografia computadorizada e radiografia. O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, e representantes universidade analisaram o projeto e a possibilidade de estágio para os alunos do quinto e sexto período do Curso de Medicina em várias áreas de atendimento, com ênfase em traumatologia.

O hospital é vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), responsável pela infraestrutura para o aprendizado profissional.

“A educação e saúde, alinhada com ciência e tecnologia, poderão trazer benefícios para todos, especialmente para a população. Este hospital é uma importante obra na região Centro-Sul do Estado e esperamos que essas ampliações sejam efetivadas tão logo seja possível para ampliar a capacidade da unidade”, disse o secretário da Saúde, César Neves.

O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de Covid-19 no Centro-Sul do Paraná. Passado o período mais grave da pandemia, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais.

Atualmente, o hospital está em obras para conclusão e entrega do centro cirúrgico, que possibilitará a ampliação do atendimento de urgência e emergência para toda a região.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, essa parceria institucional é fundamental para a estruturação do hospital. “Ganha a universidade, na medida em que tem campo adequado para o internato de estudantes do Curso de Medicina e dos estágios curriculares para os demais cursos da área da saúde e ganha a região com o trabalho de professores e estudantes da Unicentro, a partir da ampliação de atendimentos e especialidades oferecidas para o cuidado da saúde da população”, afirmou.

PRESENÇAS

A reunião foi acompanhada pelo presidente da Funeas, Marcello Augusto Machado; a integrante da diretoria da Funeas, Thaíssa Duque; o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak, e as professoras Angela Dubiela Julik e Kelly Holanda Prezotto, dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Unicentro, respectivamente.

(Matéria: AENPr).

Prudentópolis
24º
Tempo limpo
Ponta Grossa
22º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis