Hospital Regional de Guarapuava poderá ampliar atendimentos com estudantes da área de saúde

15 de fevereiro de 2023 às 15:48

O Hospital Regional de Guarapuava, na região central do Paraná, deverá ampliar o atendimento com atuação e estágio de estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde. Nesta terça-feira (14), o Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), iniciou articulação para cooperação técnica e atividades de ensino na unidade hospitalar.

Atualmente ela conta com 30 leitos de enfermaria e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A expectativa é de que haja um aumento, no primeiro momento, de mais 20 leitos, sendo dez enfermarias e dez para a saúde mental. Depois, em uma segunda fase, poderão ser abertos 20 leitos cirúrgicos para suporte às demandas de cirurgia geral.

Essa ampliação deve acontecer de forma gradual, com impacto positivo, também, na oferta de exames complementares, como endoscopia, ecografia, tomografia computadorizada e radiografia. O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, e representantes universidade analisaram o projeto e a possibilidade de estágio para os alunos do quinto e sexto período do Curso de Medicina em várias áreas de atendimento, com ênfase em traumatologia.

O hospital é vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), responsável pela infraestrutura para o aprendizado profissional.

“A educação e saúde, alinhada com ciência e tecnologia, poderão trazer benefícios para todos, especialmente para a população. Este hospital é uma importante obra na região Centro-Sul do Estado e esperamos que essas ampliações sejam efetivadas tão logo seja possível para ampliar a capacidade da unidade”, disse o secretário da Saúde, César Neves.

O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de Covid-19 no Centro-Sul do Paraná. Passado o período mais grave da pandemia, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais.

Atualmente, o hospital está em obras para conclusão e entrega do centro cirúrgico, que possibilitará a ampliação do atendimento de urgência e emergência para toda a região.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, essa parceria institucional é fundamental para a estruturação do hospital. “Ganha a universidade, na medida em que tem campo adequado para o internato de estudantes do Curso de Medicina e dos estágios curriculares para os demais cursos da área da saúde e ganha a região com o trabalho de professores e estudantes da Unicentro, a partir da ampliação de atendimentos e especialidades oferecidas para o cuidado da saúde da população”, afirmou.

PRESENÇAS

A reunião foi acompanhada pelo presidente da Funeas, Marcello Augusto Machado; a integrante da diretoria da Funeas, Thaíssa Duque; o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak, e as professoras Angela Dubiela Julik e Kelly Holanda Prezotto, dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Unicentro, respectivamente.

(Matéria: AENPr).

Prudentópolis
25º
Tempo nublado
Ponta Grossa
24º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
27º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • 68% dos municípios do Paraná melhoraram taxa de alfabetização na última década
  • Segundo maior produtor nacional, Paraná se destaca pela qualidade do mel
  • IAT promove campanha para arrecadar agasalhos, cobertores e calçados em Guarapuava
  • XIII FENAFEP de Prudentópolis já tem programação divulgada. Confira!!!
  • Fazenda recebe técnicos do BID para avaliação de avanços na gestão fiscal do Paraná
  • Anjo Inovador: inscrições para programa de incentivo a startups encerram na próxima segunda