Recrutadores de agências de modelos terão acesso proibido em escolas públicas do Paraná

16 de fevereiro de 2023 às 09:03

O texto, segundo o autor, tem objetivo de vedar a atuação recrutadores que visam o cadastramento de possíveis futuros clientes.. Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária desta terça-feira (14) a proposta que proíbe o acesso de representantes de agências de modelos nas escolas públicas do sistema estadual de ensino. O projeto de lei 422/2019, assinado pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), avançou em primeiro turno de votação. O texto, segundo o autor, tem objetivo de vedar a atuação recrutadores que visam o cadastramento de possíveis futuros clientes das agências.

“Antes da pandemia tomamos conhecimento de muitas escolas serem invadidas por agências. Muitos foram enganados com isso. Iludiram muitos jovens. As agências estão prontas para trabalhar, mas os pais têm que ter essa iniciativa de levar seus filhos até a empresa que desejarem

Amaro aponta na justificativa do texto que alunos e familiares “criam exageradas expectativas que, na maioria das vezes, acaba por não se concretizar e que induzem ao dilaceramento dos poucos bens patrimoniais de famílias humildes, objetivando o financiamento de suas ilusórias futuras carreiras”.

“Que menina não sonhou em ser uma Giselle Bundchen e ganhar muito dinheiro? Qual rapaz que nunca pensou em ser fotografado, ter uma exposição de si mesmo e trazer um recurso melhor para a família? Mas temos visto que o resultado não é bem esse”, argumenta o autor do projeto.

A justificativa ainda afirma que a proposição também pretende “evitar o possível desvio de atenção dos educadores da rede pública do Estado do Paraná, reservando o ambiente escolar exclusivamente para atividades educacionais”.

O deputado Amaro adiantou que vai apresentar um substitutivo ao texto para também incluir as instituições de ensino particulares na proposição.

Prudentópolis
26º
Tempo limpo
Ponta Grossa
23º
Tempo limpo
Guarapuava
24º
Parcialmente nublado
Curitiba
22º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo nublado
União da Vitória
26º
Tempo limpo
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados