Boletim semanal da dengue contabiliza 472 novos casos no Paraná

23 de fevereiro de 2023 às 08:57

De acordo com boletim semanal das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (22), o Paraná atingiu 4.110 casos de dengue, distribuídos por 238 municípios. Somente neste ano foram 1.400 casos da doença. Os números referem-se ao atual período sazonal, iniciado em 1º de agosto de 2022.

O informe divulgado nesta quarta registra 472 novos casos – desde 1º de agosto o Paraná contabiliza 7.598 casos em investigação e 47.776 notificações. O boletim semanal não traz novos óbitos, mantendo cinco mortes por dengue no Estado.

Em relação à chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são mais quatro casos em relação à semana anterior. No atual período sazonal são sete casos importados, três autóctones e quatro ainda permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) ocorreram nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

Durante este período sazonal não foram contabilizados casos de zika. Houve 39 notificações, sendo que dez estão em investigação.

INFESTAÇÃO PREDIAL – A Sesa publicou ainda o Informe Entomológico nº 01/2023, que traz dados de infestação do vetor, levantados no período entre 2 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023.

Segundo as informações apresentadas por 368 municípios do Paraná, 45,4% (181 municípios) estão em situação de alerta e 12,8% (51 municípios) apresentam risco para a ocorrência de epidemias, considerando a proliferação vetorial.

O informe mostra ainda quais são os principais tipos de criadouros encontrados. Do total, 77,6% são considerados depósitos móveis, passíveis de remoção e/ou proteção.

“Devido ao aumento de casos de dengue e à circulação do vírus chikungunya no Paraná, a população deve seguir alerta e vigilante para evitar a proliferação do vetor.

Qualquer recipiente que possa acumular água deve ser eliminado. Contamos com o apoio dos paranaenses para o combate ao Aedes”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Confira o boletim da dengue AQUI.

Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
19º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo nublado
União da Vitória
22º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados
  • Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril
  • Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa
  • Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos
  • Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos
  • Universidades estaduais do Paraná têm 8.383 vagas disponíveis para novos alunos