Curitiba, Ponta Grossa e Assaí estão entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo

24 de fevereiro de 2023 às 09:04

Três cidades paranaenses estão na lista da Smart21 Communities of 2023, que seleciona anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. Curitiba, Ponta Grossa (Campos Gerais) e Assaí (Norte) são as únicas cidades da América do Sul presentes no ranking, que em outubro vai indicar qual localidade, entre as 21 selecionadas, será a Comunidade Mais Inteligente do Mundo de 2023. No ano passado, a vencedora foi Nova Taipei, de Taiwan.

Esta é a sétima vez, a quinta consecutiva, que Curitiba figura na lista do Intelligent Community Forum (ICF) – Fórum de Comunidades Inteligentes, organização sem fins lucrativos canadense voltada para a pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, com foco na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Neste ano, o prêmio inclui cidades e condados de oito países, espalhadas pelos cinco continentes. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), em uma conferência organizada pelo ICF em parceria com associações de Desenvolvimento Econômico da Austrália (EDA) e do Canadá (EDAC).

“É uma alegria ter três cidades do Paraná indicadas como as mais inteligentes do mundo. Além da nossa capital, duas cidades do Interior também aparecem no ranking, o que demonstra que a nossa política de apoiar os ecossistemas de inovação de todo o Estado traz importantes frutos. Parabéns a Curitiba, Assaí e Ponta Grossa pelo destaque internacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

De acordo com o ICF, as regiões selecionadas aplicaram os princípios exigidos pelo fórum, com programas de governança voltados para a construção da prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, o que tornam uma comunidade forte e resiliente.

“O Brasil se inspirou em Curitiba, que apareceu no Top 7 no ano passado, e ampliou a sua participação. A tendência dos municípios e condados de adotar uma abordagem regional para o crescimento econômico, desenvolvimento e conectividade também é evidente na lista”, afirmou o cofundador do ICF, Lou Zacharilla.

PRÊMIO – Após a seleção das 21 comunidades, analistas do ICF vão escolher as sete mais inteligentes do ano, que serão anunciadas em junho, em um evento em Ontário, no Canadá. Por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022, Curitiba esteve entre as Top 7 do ranking. Em outubro, a instituição vai indicar a Comunidade Mais Inteligente do Mundo durante a Conferência Global do ICF, que acontece em Nova York.

A escolha das localidades é baseada em dados quantitativos e qualitativos que estejam relacionados aos seis Fatores de Aceleração Estratégica das Comunidades, uma metodologia do fórum que busca determinar a competitividade das comunidades em termos de economia, cultura e ações sociais.

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024