Prefeito Jorge Derbli inicia tratativas com o Estado para construção de uma Unidade de Progressão em Irati

4 de março de 2023 às 18:10
Em parceria com a Prefeitura de Irati, o Governo do Estado, através do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), busca viabilizar a construção de uma Unidade de Progressão no Município.
O projeto foi apresentado na tarde de quinta-feira (02) ao prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita, Ieda Waydzik, em reunião no Salão Nobre da Prefeitura.
Estiveram presentes a equipe técnica da Prefeitura, assim como do Deppen, além do diretor-adjunto, Maurício Ferracini, e José Maurício Chaves, assessor do deputado estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri.
Segundo Ferracini, a Unidade de Progressão trabalha com presos em final de cumprimento de pena e que possuem bom comportamento carcerário. No Paraná há sete unidades, que são referências para o país. O projeto também conta com parceria do Tribunal de Justiça do Estado.
Um terreno foi apresentado pelo Município à equipe do Deppen. A área fica às margens da BR-277 e pertence ao Estado. Uma equipe técnica vai avaliar as condições e se atende as necessidades de segurança, para na sequência dar encaminhamento junto ao Governo do Paraná. “Irati tem interesse no projeto, uma vez que a cadeia pública está instalada no centro da cidade.
Precisamos desse espaço adequado. Além disso, significa emprego e renda para o Município”, explica o prefeito Derbli.
A expectativa é de que a Unidade de Progressão gere em torno de 100 postos de trabalho. Além disso, há necessidades para sua manutenção, como alimentação, entre outras.
“É preciso que a população entenda o projeto e o perfil do preso que integra. É algo que movimenta a economia e gera mais segurança, pois é deslocada toda uma estrutura junto”, acrescenta Ferracini.
As Unidades de Progressão contam com parcerias tanto com o poder público, quanto com a iniciativa privada.
MODELO – Esse modelo admite presos que possuem bom comportamento carcerário e estão em fase final de cumprimento de pena. As ações também são voltadas para a saúde, bem-estar, profissionalização e reintegração do detento na sociedade
Prudentópolis
24º
Chuva
Ponta Grossa
24º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
26º
Chuvas esparsas
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024