Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, solicitado pela deputada Cristina Silvestri há quatro anos, é aprovado pela CCJ

13 de março de 2023 às 14:37

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou por unanimidade o projeto de lei 27/2023, que cria o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim). O objetivo é dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de ações voltadas à defesa dos direitos femininos.

“Peço a criação do Fedim ao Governo do Estado há mais de quatro anos. É uma conquista histórica para as paranaenses”, comentou a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), que foi a primeira procuradora da mulher da Alep.

Ela explica que a medida é importante para garantir a efetividade das políticas públicas. “Muitas leis carecem de recursos para serem regulamentadas e divulgadas e, por mais importantes que sejam, acabam ficando no papel. Com o Fundo, o Paraná terá orçamento garantido”.

Conforme o projeto, o Fedim poderá ser usado para ações de prevenção e combate à violência de gênero, desde atendimentos emergenciais às vítimas, até campanhas educativas, passando pela manutenção de programas e capacitação de equipes.

Os recursos, administrados pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial, serão provenientes de diversas fontes, como a Lei Orçamentária Anual (LOA), Fundo Estadual de Combate à Pobreza e Lotepar.

O mesmo projeto de lei também cria o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, que vai acompanhar e avaliar a execução, o desempenho e os resultados dos recursos aplicados nos programas e projetos desenvolvidos pelo Fedim.

A proposição, que tramita em regime de urgência, agora passará pelas comissões temáticas da Alep e depois será votada em Plenário.

(Matéria: Assessoria)*.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Chuviscos
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024