Projeto da Unicentro incentiva uso de plantas medicinais para gerar renda a agricultoras

13 de março de 2023 às 09:54

Incentivar a melhoria de renda, a autonomia, empoderamento e a saúde de agricultoras são os objetivos de um projeto extensão da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que reuniu ao longo de 2022 cerca de 90 mulheres de Rebouças, Inácio Martins, Teixeira Soares e Irati, todos na área de abrangência da universidade.

Elas participaram de oficinas sobre manuseio e processamento das plantas medicinais, realizadas em Irati.

O projeto foi financiado pelo Governo do Estado, por meio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF) vinculado a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). As participantes aprenderam sobre espécies e como cultivá-las.

Terezinha de Lima dos Santos, da comunidade Arroio Grande de Irati, é agricultora e cedeu a sua propriedade para a realização das oficinas.

A agricultora já tinha algum conhecimento sobre o uso das ervas medicinais e com o projeto aprendeu ainda mais. “Fiz o reconhecimento de ervas que eu não conhecia, fizemos pomadas e extratos.

Foi bem importante para mim e para as outras mulheres”, afirma. Ela pretende expandir o plantio das plantas e envolver mais mulheres nas atividades.

Participaram da iniciativa quatro professores, sendo três da Unicentro e um do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Irati; quatro estudantes de graduação e uma engenheira agrônoma. O projeto envolveu os cursos de Geografia e Psicologia da Unicentro e o curso de Agronomia do IFPR.

A professora do Departamento de Psicologia da Unicentro, Cláudia Regina Magnabosco Martins, explica os benefícios que a ação trouxe para a comunidade.

“Foi importante para o reconhecimento e valorização das mulheres e do conhecimento que elas possuem. Elas podem utilizar essa expertise para cuidar da saúde e há a possibilidade de geração de renda”, completa.

Usadas desde a antiguidade, as plantas medicinais são conhecidas pela ação farmacológica, desempenhando um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças.

Nas oficinas, os professores também apresentaram técnicas de produção de tinturas, pomadas, produtos cosméticos (sabonetes e desodorantes) e óleos essenciais.

A iniciativa surgiu a partir de demandas das comunidades sobre a relação entre plantas medicinais e sua utilidade de acordo com o costume popular. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que 85% das pessoas do mundo utilizam plantas medicinais para tratar doenças.

O Paraná é considerado maior produtor nacional de plantas medicinais, segundo os dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

São cerca de 6 mil hectares da área ocupada com espécies medicinais, condimentares e aromáticas, que rendem produção anual média de 18,6 mil toneladas e receita de R$ 88,5 milhões. A natureza proporciona uma infinidade de plantas com valores medicinais.

SEM FRONTEIRA – O programa Universidade sem Fronteira valoriza as ações da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, a capacitação e a produção tecnológica, cultural e o desenvolvimento social voltados para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.

A expectativa é dar continuidade ao projeto, oferecer as oficinas para mais mulheres e expandir as atividades com a comunidade.

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
13º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados
  • Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril
  • Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa
  • Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos
  • Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos
  • Universidades estaduais do Paraná têm 8.383 vagas disponíveis para novos alunos