Paraná distribui vacinas contra Covid-19 nesta quarta e iniciará reforço do público de 5 a 11 anos

15 de março de 2023 às 14:46

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira (15) a distribuição para as 22 Regionais de Saúde das vacinas Pfizer pediátrica, baby e bivalente contra a Covid-19. Com a descentralização, o Paraná iniciará nos próximos dias a aplicação da dose de reforço para o público de 5 a 11 anos. Anteriormente, essa dose era autorizada apenas para os adultos e adolescentes.

A orientação do novo reforço foi oficializada em janeiro pelo Ministério da Saúde, por meio da nota técnica n° 406/2022. Na ocasião, a Sesa orientou que os municípios que possuíam estoques suficientes dessa vacina já poderiam aplicá-la nesse público.

O reforço é recomendado para as crianças de 5 a 11 anos que receberam o esquema vacinal inicial com a Pfizer pediátrica e também com a Coronavac. Em ambos os casos, a dose de reforço deverá ser feita exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica após um intervalo mínimo de quatro meses após a segunda dose (D2).

“Poucos municípios conseguiram de fato iniciar essa aplicação por conta da escassez de doses. Com essa nova entrega por parte do governo federal, a Sesa orienta e alerta sobre a importância em manter o esquema vacinal completo para evitar complicações, hospitalizações e mortes causadas pela Covid-19”, disse o secretário de Saúde, César Neves.

DISTRIBUIÇÃO – Seguindo a estratégia de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a distribuição contempla 187.420 doses pediátricas, sendo que outras 66.530 ficaram armazenadas no Centro de Medicamento do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para completude do esquema vacinal (D2).

No caso dos imunizantes bivalentes, são 87.840 doses direcionadas ao público da fase 1 (idosos acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas);

Também serão descentralizadas 66.670 doses da Pfizer Baby para o início do esquema vacinal (D1) de crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

(Matéria: AENPr/ Foto: Geraldo Bubniak/AEN*).

Prudentópolis
19º
Tempo limpo
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
18º
Tempo limpo
Curitiba
20º
Parcialmente nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Prefeitura de Guamiranga fecha parceria com a escola furacão do Athelico paranaense.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados